Como realmente enxergamos as coisas?

Índice

Como realmente enxergamos as coisas?

Como realmente enxergamos as coisas?

Quando olhamos na direção de algum objeto, a imagem atravessa a córnea e chega à íris, que regula a quantidade de luz recebida por meio de uma abertura chamada pupila. Quanto maior a pupila, mais luz entra no olho. Passada a pupila, a imagem chega ao cristalino e é focada sobre a retina.

Como conseguimos ver?

Podemos enxergar um objeto pelo fato de a luz poder chegar até ele, iluminando-o e, posteriormente, sendo refletido até nossos olhos. Essa luz incide em nossos olhos e é projetada em nossa retina através de um sistema de lentes formado pela córnea e pelo cristalino.

Por que não enxergamos esse objeto branco?

De outra forma, se enxergamos esse objeto como branco, é porque ele refletiu difusamente todas as cores. Se for visto da cor negra, é porque o objeto absorveu todas as cores que incidiram sobre ele. Além disso, podemos ver somente objetos que emitem luz, que são chamados de fontes primárias de luz, ou os objetos que refletem a luz que recebem.

Qual é o privilégio de enxergar?

Enxergar é um dos maiores privilégios que podemos ter ao passar pela vida. Ver as cores, as formas, paisagens… Poder perceber as nuâncias de um dia ensolarado… Enfim… Mas será que você já parou para pensar como se dá esse processo? Como funciona a nossa visão?

Como o olho humano enxerga a luz?

Como o olho humano só enxerga em algumas frequências, a luz visível obviamente tem que estar dentro dessa frequência (que vai do infravermelho até a ultravioleta). Mas como a luz é gerada?

Postagens relacionadas: