Como era a administração colonial?

Índice

Como era a administração colonial?

Como era a administração colonial?

Com as capitanias hereditárias foi criado um sistema político-administrativo descentralizado, ou seja, não havia um governo central. Todos os donatários reportavam-se diretamente ao rei. Os donatários eram os responsáveis pelos custos do processo de implantação e do funcionamento das capitanias.

Como foi a administração portuguesa no Brasil?

As capitanias hereditárias foram a primeira tentativa real de colonização. Elas foram estabelecidas por Dom João III no ano de 1534, e já era antiga conhecida dos portugueses que a utilizaram no continente africano, sendo bem sucedidas. ... Portugal não tinha dinheiro para investir nas terras do Brasil.

Como eram distribuídos os cargos administrativos no período colonial?

O cargo de governador-geral foi criado em 17 de dezembro de 1548 com o objetivo de centralizar as atividades administrativas na colônia. Neste mesmo contexto foram estabelecidos os cargos de provedor-mor, destinado à administração fazendária, e de ouvidor-geral, como autoridade máxima da justiça.

Como foi a divisão administrativa do Brasil colonial?

As capitanias hereditárias foram a primeira divisão administrativa e territorial implantada pelos portugueses durante a colonização da América Portuguesa. A vida das capitanias como única forma de divisão e administração teve vida curta, uma vez que, em 1548, surgiu o Governo-Geral. ...

Quais foram os primeiros órgãos da administração colonial?

Os principais órgãos da administração colonial espanhola eram o Conselho das Índias, os Vice-Reinos, as Capitanias-Gerais, os Cabildos (ou Ajuntamentos) e as Audiências.

Quem pertencia à Capitania Hereditária?

Quem eram os responsáveis pelas capitanias? A administração das capitanias hereditárias foi entregue a terceiros, os chamados capitães-donatários. Os donatários, em geral, eram formados por membros da pequena nobreza, da burocracia portuguesa e comerciantes.

Qual foi a forma escolhida para organizar a administração das terras brasileiras e como funcionava?

Resposta: Com as capitanias hereditárias foi criado um sistema político-administrativo descentralizado, ou seja, não havia um governo central. Todos os donatários reportavam-se diretamente ao rei. Os donatários eram os responsáveis pelos custos do processo de implantação e do funcionamento das capitanias.

Quais foram os primeiros órgãos administrativos criados no Brasil colônia?

O Conselho Ultramarino, a mais importante instituição portuguesa de administração colonial, foi criado pelo rei D. João IV, o Restaurador, em 1642....O referido organismo, cuja jurisdição abrangia todos os domínios lusitanos, era composto de:

  • um presidente.
  • dois conselheiros.
  • dois eruditos.

Quando começou o processo de colonização do Brasil?

A partir de 1530, trinta anos após a descoberta do Brasil por Pedro Álvares Cabral, começou o processo de colonização das terras brasileiras por Portugal. O país, chamado então de Reino ou Estado do Brasil, hoje tem essa época reconhecida como Brasil colônia ou apenas colônia.

Quem foi o comandante da colonização do Brasil?

Seu comandante era Martim Afonso de Sousa, que, à frente de quatrocentos homens, deu início à ocupação efetiva do território brasileiro. Uma das razões pelas quais o governo de Portugal decidiu colonizar as novas terras, a partir de 1530, foi o fato de que na Europa e no Oriente a situação não era mais tão favorável para os portugueses.

Quem foi o primeiro a colonizar o Brasil?

Também Martim Afonso de Sousa (1532), combateu a pirataria francesa. Da mesma forma, ele instalou em São Vicente, a primeira povoação dotada de um engenho para produção de açúcar. Para colonizar o Brasil e garantir a posse da terra, em 1534, a Coroa dividiu o território em 15 capitanias hereditárias.

Por que o projeto de colonizar o Brasil?

O projeto de colonizar o Brasil efetivamente surge por conta das invasões estrangeiras que estavam ocorrendo no território. Havia também o fato de que era preciso encontrar outro meio de obter receitas que não fosse somente o comércio de especiarias no Oriente, pois este já não gerava tanto lucro como anteriormente.

Postagens relacionadas: