Como era a Educação Física militarista nas escolas?

Índice

Como era a Educação Física militarista nas escolas?

Como era a Educação Física militarista nas escolas?

A idéia de Educação Física militarista perpassa pela afirmativa de Soares et al (1992) em que “As aulas de Educação Física nas escolas eram ministradas por instrutores físicos do exército, que traziam para essas instituições os rígidos métodos militares da disciplina e da hierarquia.” (p. 53).

Como foi o período da Educação Física militarista?

EDUCAÇÃO FÍSICA MILITARISTA Em 1931,colocou a Ed. Física como disciplina obrigatória nos cursos secundários, o “método Francês” foi estendido à rede escolar. Em 1933 foi fundada a Escola de Educação Física do Exército, que praticamente funcionou e coordenou o pensamento militarista durante as duas décadas seguintes.

Qual a ideia central da Ed Física militarista?

A Educação Física militarista teve grande impacto nas escolas brasileiras. A ideia central era que a força, a virilidade e a disciplina dos indivíduos desencadeados por meio dos exercícios físicos escolares representariam igualmente um país forte e próspero.

Qual foi a influência do militarismo para a Educação Física?

O ensino militar estava presente situando o norte para o desenvolvimento das práticas das aulas de Educação Física. Com influência no desenvolvimento da Educação Física militarista no Brasil, tanto no que refere a sua concepção e à prática de seus métodos foi muito real e duradoura.

Como era o ensino da Educação Física na tendência médica e no militarismo?

Até os anos 30, tínhamos uma Educação Física pautada no higienismo, preocupada com o saneamento público, a prevenção de doenças e uma sociedade livre de vícios. Após isto, vemos durante o Governo Vargas uma Educação Física de concepção Militarista, com o intuito de formar uma juventude pronta para defender a Pátria.

Em que período houve a Ed militarista no Brasil?

A Educação Física Militarista (19) A Educação Física foi vista como um poderoso suporte para o fortalecimento do Estado. Houve a militarização do corpo com ações que promoviam a ordem moral e cívica e o preparo físico para a defesa da nação, além do aprimoramento para a força de trabalho.

Qual o motivo da Educação Física militarista ter se destacado no Brasil?

Sobre o contexto histórico, lembremos que a década de trinta começou com o Brasil buscando sua identidade cultural e econômica. ... caracterizou este período da Educação física brasileira de “militarista”, pois a EF era utilizada em um projeto de eugenia e de preparação para a defesa da pátria.

O que é o Esportivismo na Educação Física?

A perspectiva esportivista, também denominada de tradicional, tecnicista, competi- vista, e até mecanicista, se constituiu em uma visão predominante da Educação Física nas décadas de 1970, 19, e não podemos negar que ela é ainda bastante presente nos dias atuais.

Quais são as ideias do militarismo?

As ideias do militarismo aparentemente se fazem presentes há muitos séculos, em íntima relação com o fenômeno da guerra. O enfrentamento armado entre os grupos humanos parece ser uma contingência da história do homem.

Como eram as aulas de Educação Física escolar na ditadura militar?

Com o intuito de analisar como eram as aulas de Educação Física Escolar entre as 5ª e 8ª séries no período da ditadura militar (1964 -1985) na cidade de Brotas, utilizamos como fonte de informação entrevistas com alunos que frequentaram as aulas de Educação Física nesta época.

Por que o termo militarismo?

O termo militarismo é derivado do substantivo latino miles, plural, militis(soldado, soldados), que é combinado com o sufixo grego  “ismo”, comum em muitas palavras em português, originalmente derivado do grego antigo, e utilizado com frequência em filosofia e política para fazer referência a uma ideologia de algum tipo.

Quando foi criada a primeira escola de Educação Física do Exército?

Nesta época, foi construída a primeira escola de Educação Física do exército e posteriormente, somente em 1939, foi criada a primeira escola civil de formação de professores da área, a Escola Nacional de Educação Física e Desportos, integrada à Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil.

Postagens relacionadas: