Como era a Grécia no Período Homérico?

Índice

Como era a Grécia no Período Homérico?

Como era a Grécia no Período Homérico?

Durante o período homérico, os povos gregos se organizavam predominantemente em genos, grandes famílias lideradas por um chefe, o páter, o que caracterizou as comunidades gentílicas como patriarcais.

O que são os tempos homéricos?

O Período Homérico é o que compreende o tempo passado entre o fim da Civilização Micênica (em 1150 a.C.) e o início das cidades-estado, que marcaram a forma de viver na Grécia Antiga. ... Cada pólis representava um Estado independente e por isso elas são chamadas de cidades-estado.

Quais os principais acontecimentos do Período Homérico?

A arqueologia mostra que houve um colapso da civilização que habitava o mundo Mediterrâneo oriental durante esse período. Os grandes palácios e cidades dos micênicos foram destruídos ou abandonados. A civilização hitita entrou em colapso. Cidades inteiras foram destruídas, desde Troia até Gaza.

Qual a principal característica do Período Homérico?

período Homérico caracteriza-se basicamente com a chegada dos Dórios à Grécia, povo que arrasou a hélade e provocou a dispersão populacional tanto para o interior do continente quanto para a Ásia Menor e outras regiões do mediterrâneo.

O que era o Geno?

Geno (em latim: genus; em grego: γένος; romaniz.: génos , lit. "raça, estoque, parentes"; plural: γένη - genē), na Grécia Antiga, era um tipo de organização social na qual alguns indivíduos alegavam descendência comum, referindo-se por um nome único (ver sânscrito "Ganá").

Como era a cultura na Grécia Antiga?

Grécia Antiga é o nome dado à civilização que foi constituída na área que abrange o sul da península Balcânica, ilhas do Mar Egeu e o litoral da Ásia Menor. ... Entretanto, sabe-se que os cretenses controlaram o comércio no Mar Mediterrâneo até que houve a extinção da civilização por volta de 1400 a.C.

O que era um genos?

"raça, estoque, parentes"; plural: γένη - genē), na Grécia Antiga, era um tipo de organização social na qual alguns indivíduos alegavam descendência comum, referindo-se por um nome único (ver sânscrito "Ganá").

O que significa o nome Odisseia?

O que é Odisseia: Odisseia é um poema épico do século IX a.C., descrito pelo poeta grego Homero, que narra as aventuras do herói Ulisses, na sua viagem de retorno para “Ítaca”, após a Guerra de Troia. O nome “Odisseia” vem de “Odysseus”, herói grego, rei de Ítaca, que os latinos chamaram de Ulixes (Ulisses).

Quais as principais características do período homérico é arcaico?

O Período Arcaico, entre os anos de 800 a.C. e 500 a.C., corresponde ao terceiro período histórico da Grécia Antiga, logo após o período homérico. Esta época guarda profundas mudanças políticas e econômicas devido à consolidação das cidades-estados, das quais se destacam Esparta e Atenas.

Quais são as principais características do período helenístico?

Uma das principais características da cultura helenística foi a fusão entre a tradição grega e a cultura oriental que se expandiu e dominou várias regiões ao redor do mundo, sendo bastante influente na arte, na filosofia, nas ciências e na astronomia.

Qual foi o período homérico na Grécia Antiga?

Período Homérico na Grécia Antiga. Com nome inspirado nos poemas de Homero, o período homérico marcou a constituição da civilização grega. O período homérico da civilização grega, entre os séculos XII a.C. e VIII a.C., foi assim denominado pela falta de fontes históricas de seus estudos além dos poemas Ilíada e Odisseia, ...

Qual foi o período homérico da civilização grega?

Com nome inspirado nos poemas de Homero, o período homérico marcou a constituição da civilização grega. O período homérico da civilização grega, entre os séculos XII a.C. e VIII a.C., foi assim denominado pela falta de fontes históricas de seus estudos além dos poemas Ilíada e Odisseia, escritos pelo poeta grego Homero.

Quais são as características do período homérico?

Resumo: Características do Período Homérico Com a invasão dos povos dórios nas regiões gregas, a sociedade da época sofreu no período anterior a diáspora grega (dispersão de diversos povos), visto a maneira violenta que eles tomaram e destruíram diversas cidades da Hélade grega.

Qual a história da Grécia Antiga?

A história da Grécia Antiga é dividida, didaticamente, em cinco períodos, a saber: pré-homérico, homérico, arcaico, clássico e helenístico.

Postagens relacionadas: