Qual a relação entre a história e a arqueologia?
Índice
- Qual a relação entre a história e a arqueologia?
- Como essas construções e peças arqueológicas podem contribuir para o estudo do modo de vida nas cidades antigas?
- Como nasceu a arqueologia?
- Será que a arqueologia ainda é confundida?
- Qual a diferença entre a história e a arqueologia?
- Quando começa uma investigação arqueológica?
Qual a relação entre a história e a arqueologia?
A Arqueologia é “histórica” no sentido de que ela registra acontecimentos da história da humanidade desde a sua origem. Mas arqueologia não é História (o estudo), ou um ramo auxiliar dela. A Arqueologia apenas pede auxilio à História, assim como a História pede à Arqueologia.
Como essas construções e peças arqueológicas podem contribuir para o estudo do modo de vida nas cidades antigas?
Ao lado da história, ela permite conhecer e estudar o passado. Isso possibilita aos estudiosos compreender como as culturas se transformam e, muitas vezes, prever mudanças na sociedade atual. Existem inúmeros sítios arqueológicos importantes. Vários deles são considerados Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Como nasceu a arqueologia?
No entanto, em outros lugares, a arqueologia nasceu nas “Ciências Naturais” como foi o caso da Inglaterra e de países do extremo oriente como a China e o Japão. Já nos Estados Unidos, a arqueologia surgiu como um ramo da Antropologia.
Será que a arqueologia ainda é confundida?
História é apenas uma das áreas acadêmicas a qual arqueologia ainda é confundida. Afinal, ainda é muito comum que muita gente (em grande parte por culpa da má divulgação feita pela mídia) insista em confundir a arqueologia com a História, com a Antropologia ou, até mesmo, com a Paleontologia.
Qual a diferença entre a história e a arqueologia?
A História e a Arqueologia são estudos acadêmicos distintos que tiveram, assim como todos os demais campos do conhecimento, trajetórias próprias. Entretanto, em muitos momentos, assim como todos os estudos que são, geralmente, classificados no campo das Humanidades, essas trajetórias se cruzaram nos campos teóricos e metodológicos.
Quando começa uma investigação arqueológica?
Uma investigação arqueológica começa pela investigação bibliográfica ou, em alguns casos, pela prospecção, que faz parte do levantamento arqueológico.