Como era a cerâmica produzida pelos Tapajós?

Índice

Como era a cerâmica produzida pelos Tapajós?

Como era a cerâmica produzida pelos Tapajós?

A beleza da cerâmica tapajônica lembra o estilo barroco e a antiga arte chinesa, devido aos detalhes de suas peças zoomorfas de feições ornamentais muito análogas. A maioria das peças da cerâmica de Santarém foi encontrada em zonas de terra preta ou nas áreas conhecidas como bolsões.

O que foi produzido na cerâmica tapajônica?

Artesanato brasileiro produzido pelos índios Tapajós Vasos, urnas funerárias e esculturas de barro são os principais artesanatos cerâmicos dos índios Tapajós. ... Através dela é possível deduzir que tanto o homem quanto a fauna amazônica sejam foco da arte e das cerâmicas ornamentadas.

Qual a classificação da cerâmica tapajônica?

Podem-se classificar as peças artesanais de Santarém em dois tipos: o vaso de gargalo onde predominam elementos zoomorfos e também representações de rostos humanos nos bojos esféricos dos vasos. Os vasos de Cariátides é assim chamado por estar o prato suportado por três fíguras femininas.

Que tipo de peças de cerâmica eram produzidas pelos Tapajós e como eram decoradas?

A arte cerâmica produzida pela tribo indígena Tapajós também inclui uma variedade estatuetas antropozoomórficas – ora ocas como potes e ora maciças – e esculturas famosas como os Muiraquitãs. ... A cerâmica tapajônica foi transformada em referência oficial do comércio, do artesanato e da cultura de Santarém.

Quem criou o vaso de cerâmica santarena com forma humana?

Os Vasos de Cariátides foram assim chamados por Frederico Barata, em função das três pequenas figuras humanas que sustentam uma vasilha sobre suas cabeças lembrando as cariátides gregas e conhecidos pela população local simplesmente como “caretas”.

Quais as principais características da cerâmica tapajônica?

As principais características da arte tapajônica são os vasos em forma de animais e com rostos humanos, com maior fidelidade de traços do o que da arte Marajoara, por exemplo, vasos com pratos suportados por tríade de figuras humanas, mulheres ou sacerdotes, adornados por animais modelados a mão, todos com ...

Quais são as características da cerâmica marajoara?

A cerâmica marajoara é geralmente caracterizada pelo uso de pintura vermelha ou preta sobre fundo branco. ... Entre os motivos de decoração mais comuns encontrados nesta cerâmica estão animais da fauna amazônica, como serpentes e macacos, a figura humana e figuras antropozoomórficas.

Que objetos são feitos de cerâmica?

O mundo das cerâmicas é vasto: além de vasos, pratos e potiches, o material se apoderou de objetos diferentes, e compõe também garden seats, esculturas e cinzeiros.

Quais os dois estilos usados na cerâmica tapajônica?

A beleza da Cerâmica Tapajônica, ou como também é conhecida Cerâmica de Santarém, lembra o estilo barroco e a antiga arte chinesa, devido os detalhes de suas peças zoomorfas de feições ornamentais muito análogas.

Qual a relação da arte marajoara no cubismo?

A arte marajoara ora caracteriza-se pelo zoomorfismo (representação de animais) ou antropomorfismo (representação do homem ou parte dele), bem como a mistura das duas formas (antropozoomorfismo).

Quais são as técnicas de acabamento do Cerâmico?

São conhecidas cerca de quinze técnicas de acabamento das peças, revelando um dos mais complexos e sofisticados estilos cerâmicos da América Latina pré-colonial. Os artefatos mais elaborados eram destinados ao uso funerário ou ritual.

Qual a técnica mais utilizada para ornamentação da cerâmica?

Uma das técnicas mais utilizadas para ornamentação desta cerâmica é a do champlevé ou campo elevado, onde são conseguidos desenhos em relevo por meio de decalque de desenhos sobre uma superfície alisada e escavando em seguida a área sem marcação.

Qual a origem da cerâmica do Marajó?

Diversas hipóteses surgiram indicando possíveis origens da cerâmica da ilha do Marajó.Uma delas, é a de que as fases arqueologicas da ilha do Marajó foram cinco, correspondendo, cada uma, a diferentes culturas instaladas na região e a diferentes níveis de ocupação.

Como foi pintada a cerâmica?

Depois de modelada, a peça era pintada, caso o autor o pretendesse, com vários pigmentos, existindo uma abundância de vermelho em todo o conjunto encontrado, e somente depois cozidas numa fogueira a céu aberto. Após a queima da cerâmica, esta era envernizada, propiciando à peça um aspecto lustroso.

Postagens relacionadas: