Como era a adolescência no passado?

Índice

Como era a adolescência no passado?

Como era a adolescência no passado?

Embora ainda pouco estudada, a adolescência tem sido vista desde a Antiguidade pelo prisma da impulsividade e excitabilidade. Na Grécia Antiga, os jovens eram submetidos a um verdadeiro adestramento, cujo fim seria inculcar-lhes as virtudes cívicas e militares. Aos 16 anos, podiam falar nas assembleias.

Como o jovem era tratado antigamente?

A passagem da criança pela família e pela sociedade era muito breve e muito insignificante. Ela era vista como substituível, como ser produtivo que tinha uma função utilitária para a sociedade, pois a partir dos sete anos de idade era inserida na vida adulta e se tornava útil na economia familiar.

O que aconteceu na década de 50 para se estabelecer a adolescência?

Nos Estados Unidos, durante a década de 50 do século passado, apareceu o fenômeno denominado "juventude transviada" ou "rebelde sem causa" (Grossman, 1998). ... Os jovens passaram a negar todas as manifestações visíveis dessa sociedade. Esse movimento transformaria a juventude em um grupo, com um novo foco de contestação.

Em que período e contexto surgiu a adolescência?

A adolescência apareceu no Século 19, na esteira das transformações econômicas e sociais pelas quais o mundo passava. “Ela surge como um prolongamento do tempo de dependência da família e de formação para o trabalho”, explica a psicóloga e psicanalista Luciana Gageiro.

Qual a diferença entre os jovens de ontem de hoje e de amanhã?

A cada geração que se passa, mudanças são percebidas na sociedade. Geração X: nascidos entre as décadas de 19, são reconhecidos pelo respeito à autoridade. ... São resistentes às mudanças e sentem mais segurança ao garantir estabilidade em um emprego.

Como era a vida dos jovens nos anos 1960?

 Os anos 60 foram marcados por uma geração irreverente, jovens que tinham uma forte dinâmica eram rebeldes e inconformados com a sociedade. 3.  O crescimento da taxa de natalidade que marcou o período pós-guerra, reflectiu-se num aumento da população jovem durante a década de 1960.

Quais são os primeiros anos da adolescência?

73 primeiros anos da fase inicial da adolescência onde se iniciam as transformações corporais e as alterações psíquicas como frutos do início da puberdade e os dois anos finais, caracterizados pela inserção do adolescente no mundo adulto. A construção histórica da adolescência

Qual a construção histórica da adolescência?

A construção histórica da adolescência Embora o conceito/condição adolescência como uma fase distinta e intermediária entre a infância e a idade adulta seja algo contemporâneo ao século XX ocidental, o advento da puberdade como fenômeno fisiológico desencadeador das

Qual é o conceito da adolescência?

É um conceito escorregadio o conceito/condição da adolescência em tempos de 1ERIKSON, E. Identidade, juventude e crise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1972. p. 20. liquidez, segundo Bauman,2busco como referencial teórico-metodológico as contribuições da Psicologia, da Sociologia, das Ciências Biológicas e

Qual a faixa etária da adolescência?

Organização Mundial de Saúde, que estabelece a adolescência entre os 10 e os 19 anos de idade, por contemplar os aspectos biossomáticos da adolescência fundamentais na pesquisa. Considero insatisfatória a faixa etária entre 12 a 18 delimitada no ECA, por considerar que essa demarcação etária

Postagens relacionadas: