Como se iniciou a arte cristã primitiva?

Índice

Como se iniciou a arte cristã primitiva?

Como se iniciou a arte cristã primitiva?

Resposta: Conhecemos como arte cristã primitiva, a arte que surge nas catacumbas, uma arte simples e simbólica, executada por pessoas que não eram grandes artistas, e sim pessoas que seguiam os ensinamentos de Jesus Cristos, aceitavam sua condição de profeta e acreditavam nos seus princípios, os cristãos.

Quem executa a arte cristã primitiva?

É importante notar que essa arte cristã primitiva não era executada por grandes artistas, mas por homens do povo, convertidos à nova religião. Daí sua forma rude, às vezes grosseira, mas, sobretudo muito simples.

O que é arte Catacumbaria?

A pintura elaborada no interior das catacumbas era rodeada de uma simbologia que indicava a forte discrição do culto cristão naquele momento. O mais recorrente símbolo era o crucifixo, que rememorava a disposição de Jesus ao morrer pela salvação dos homens. A âncora significava o ideal de salvação.

Como se iniciou a arte cristã primitiva do período Catacumbal por que tem esse nome?

A fase anterior ao reconhecimento chama-se Catacumbária, porque as suas principais manifestações ocorreram nas catacumbas, cemitérios subterrâneos, verdadeiros hipogeus, nos quais os primeiros cristãos sepultavam seus mortos e mártires.

Quando surgiu a arte paleocristã?

A arte paleocristã, um misto das artes oriental e greco-romana, surgiu quando os cristãos ainda sofriam perseguições violentas. Os primeiros artistas, acostumados às figuras extremamente reais da arte greco-romana, impressionaram-se com a religiosidade característica da arte oriental.

Qual a importância da arte primitiva no Brasil?

No Brasil, a redescoberta da arte primitiva é importante para alguns artistas modernistas como Tarsila do Amaral (1886-1973), que busca não apenas as cores e simplicidade de linguagem da arte popular brasileira como se interessa pelo universo fantástico dos mitos indígenas.

Quais são os atributos da arte primitiva?

No século XX o termo passa a designar, na esteira de estudos etnológicos, a produção artística que permanece, de algum modo, isolada e independente da cultura vigente. Simplicidade, ingenuidade, inexperiência, inobservância dos padrões eruditos são alguns dos atributos da arte primitiva nesse caso.

Como é possível encontrar arte primitiva?

Nos dias de hoje também é possível encontrar arte primitiva; alguns exemplos são as máscaras para rituais, esculturas e pinturas que são feitas pelos negros africanos. Há ainda a arte primitiva entre os nativos da Oceania e também entre os índios americanos, que fazem objetos de arte primitiva muito apreciados entre os povos atuais.

Quando a arte na pré-história foi produzida?

A arte na Pré-História foi produzida, principalmente, durante os períodos Paleolítico e Neolítico. Destacam-se as pinturas rupestres e as construções megalíticas. Quando se fala em arte na Pré-História, estamos falando da produção vista como artística na Pré-História, isto é, durante os períodos Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais.

Postagens relacionadas: