Como era a administração colonial espanhola?
Índice
- Como era a administração colonial espanhola?
- Como funcionava a administração colonial do Brasil?
- Quais os principais objetivos da administração colonial no Brasil?
- O que foram as capitanias hereditárias resumo?
- Como era a divisão administrativa na América espanhola?
- O que é o Conselho das Índias?
- Como foi organizada a administração colonial do Brasil Português?
- Como funcionava a administração das minas?
- Qual foi o desgaste da administração colonial espanhola?
- Quando começou o processo de colonização do Brasil?
- Quem foi o comandante da colonização do Brasil?
- Por que o projeto de colonizar o Brasil?
Como era a administração colonial espanhola?
O Conselho Real e Supremo das Índias era o órgão máximo da administração colonial. Para controlar as riquezas produzidas e a cobrança dos impostos foi criada na metrópole a Casa de Contratação. Nelas, o “sistema de porto único” era dotado para evitar o contrabando comercial.
Como funcionava a administração colonial do Brasil?
Com as capitanias hereditárias foi criado um sistema político-administrativo descentralizado, ou seja, não havia um governo central. Todos os donatários reportavam-se diretamente ao rei. Os donatários eram os responsáveis pelos custos do processo de implantação e do funcionamento das capitanias.
Quais os principais objetivos da administração colonial no Brasil?
Seu objetivo é centralizar a administração colonial por meio de funcionários de confiança e, assim, aumentar o controle sobre os lucros da produção açucareira e a eficiência no combate às invasões estrangeiras.
O que foram as capitanias hereditárias resumo?
As capitanias hereditárias foram a primeira divisão administrativa e territorial implantada pelos portugueses durante a colonização da América Portuguesa. ... A vida das capitanias como única forma de divisão e administração teve vida curta, uma vez que, em 1548, surgiu o Governo-Geral.
Como era a divisão administrativa na América espanhola?
A extensão territorial da colônia espanhola da América levou a uma divisão administrativa. Foram criados quatro vice-reinos e quatro capitanias-gerais. Os quatro vice-reino eram: Nova Espanha, Nova Granada, Peru e Prata; as quatro capitanias-gerais eram: Guatemala, Cuba, Venezuela e Chile.
O que é o Conselho das Índias?
O Conselho das Índias era responsável pela produção de recomendações sobre as medidas a tomar nas possessões americanas, cabendo ao rei consultá-las. Os vice-reis de Nova Espanha e Peru eram os representantes maiores do monarca em território americano.
Como foi organizada a administração colonial do Brasil Português?
Eram 15 faixas de terras doadas aos chamados donatários que eram funcionários militares ou civis e fidalgos. ... Mas era tudo por conta do donatário. Portugal não tinha dinheiro para investir nas terras do Brasil. Assim, foram motivados a utilizarem a forma administrativa das capitanias hereditárias.
Como funcionava a administração das minas?
A Intendência das Minas foi um órgão criado pelo poder metropolitano (Portugal) no Brasil, com o objetivo (função) de fazer a administração nas regiões mineradoras de ouro. Esse órgão foi criado no ano de 1702, tendo uma representação em cada uma das capitanias com presença de atividades de mineração de ouro.
Qual foi o desgaste da administração colonial espanhola?
Ao longo do século XVII e XVIII, os interesses político-econômicos da elite criolla e a ascensão do ideário iluminista criaram um sério desgaste na administração colonial espanhola.
Quando começou o processo de colonização do Brasil?
A partir de 1530, trinta anos após a descoberta do Brasil por Pedro Álvares Cabral, começou o processo de colonização das terras brasileiras por Portugal. O país, chamado então de Reino ou Estado do Brasil, hoje tem essa época reconhecida como Brasil colônia ou apenas colônia.
Quem foi o comandante da colonização do Brasil?
Seu comandante era Martim Afonso de Sousa, que, à frente de quatrocentos homens, deu início à ocupação efetiva do território brasileiro. Uma das razões pelas quais o governo de Portugal decidiu colonizar as novas terras, a partir de 1530, foi o fato de que na Europa e no Oriente a situação não era mais tão favorável para os portugueses.
Por que o projeto de colonizar o Brasil?
O projeto de colonizar o Brasil efetivamente surge por conta das invasões estrangeiras que estavam ocorrendo no território. Havia também o fato de que era preciso encontrar outro meio de obter receitas que não fosse somente o comércio de especiarias no Oriente, pois este já não gerava tanto lucro como anteriormente.