Como era a cidade do Rio de Janeiro na Revolta da Vacina?

Índice

Como era a cidade do Rio de Janeiro na Revolta da Vacina?

Como era a cidade do Rio de Janeiro na Revolta da Vacina?

A cidade possuía acentuados problemas de saúde pública e também graves doenças que atingiam a população, como: a varíola, a febre amarela e a peste bubônica. A Lei da Vacinação Obrigatória impôs ao povo a obrigação de se vacinar contra a varíola e o povo se rebelou contra isso.

Por que motivo os moradores do Rio de Janeiro se revoltaram contra a vacinação?

A Revolta da Vacina foi uma revolta de caráter popular que aconteceu no Rio de Janeiro, em 1904. Sua motivação foi a insatisfação da população com a campanha de vacinação obrigatória contra a varíola implantada na cidade por meio de Oswaldo Cruz. Houve grande destruição material na cidade e saldo de 31 mortos.

O que foi a Revolta da Vacina em 1904 no Rio de Janeiro?

Revolta da Vacina (1904) A Revolta da Vacina foi uma rebelião popular contra a vacina anti-varíola, ocorrida no Rio de Janeiro, em novembro de 1904.

O que é Revolta da Vacina revela?

A Revolta da Vacina constituiu-se como uma revolta popular que se iniciou no Rio de Janeiro, no dia 10 de novembro de 1904, tendo como causa principal a insatisfação do povo com a campanha de vacinação obrigatória contra a varíola, imposta pelo médico sanitarista Oswaldo Cruz.

Como era a cidade do Rio de Janeiro em 1904 *?

A cidade do Rio de Janeiro tinha cerca de 700 mil habitantes em 1904. Desde o início do século 19, manteve-se como a maior cidade do país. Com exceção de seus palacetes de Botafogo e Laranjeiras, era cortada por ruas estreitas e vielas, onde se erguiam prédios e imensos cortiços.

Como era o saneamento básico no Rio de Janeiro na época da revolta da vacina?

No Rio de Janeiro de 1904, sem saneamento básico, a população sofria com diversas epidemias. O governo estabeleceu uma vacinação obrigatória, sem uma prévia campanha de esclarecimento sobre a importância da vacina, e a população se revoltou.

Qual foi o saldo da Revolta da Vacina?

Após um saldo total de 945 prisões, 461 deportados, 110 feridos e 30 mortos em menos de duas semanas de conflitos, Rodrigues Alves se viu obrigado a desistir da vacinação obrigatória. “Todos saíram perdendo. Os revoltosos foram castigados pelo governo e pela varíola.

Quem foi o responsável por liderar a campanha de vacinação?

A causa foi a lei que tornava obrigatória a vacina contra a varíola. E o personagem principal, o jovem médico sanitarista Oswaldo Cruz. A oposição política, ao sentir a insatisfação popular, tratou de canalizá-la para um plano arquitetado tempos antes: a derrubada do presidente da República Rodrigues Alves.

Postagens relacionadas: