O que as mulheres faziam no feudalismo?
O que as mulheres faziam no feudalismo?
Além de cuidar dos filhos, fazer roupas, começando pelo tear, e até cerveja – ofício tido por feminino, como uma forma de cozinha, até o século 15 –, camponesas tinham que ajudar na colheita e mulheres e filhas de artesãos e comerciantes urbanos ajudavam no trabalho ou na loja, servindo em estalagens e tavernas.
O que é a senhora feudal?
A igreja católica era a maior senhora feudal durante a Idade Média porque, era dona de grande parte das terras da Europa e exercia grande influência sobre as pessoas e até sobre o rei. Na Idade Média, a Igreja Católica era dona de mais de um terço de todas as terras da Europa.
O que significa senhora feudal?
Muitas vezes um rei ou um senhor feudal doava terras para a Igreja em sinal de sua devoção religiosa. Dessa forma, a Igreja também se tornou uma grande “senhora feudal”.
Qual a história do renascimento cultural?
Professora de História O Renascimento Cultural foi um movimento que se iniciou na Península Itálica no século XIV e se estendeu por toda a Europa até o século XVI. Esta fase coincide com a prosperidade das cidades da Península Itálica, especialmente Florença, onde a riqueza permitiu investimentos na produção de obras de arte.
Qual o período mais importante do Renascimento?
O Renascimento costuma ser dividido pelos estudiosos em três grandes fases, são elas: Trecento, Quattrocento e o Cinquecento. O Trecento foi o início do Renascimento, um período especialmente importante para a literatura que contou com o trabalho de grandes nomes como Dante, Petrarca e Boccaccio.
Qual o papel da mulher no Renascimento?
De acordo com Oliveira, apesar de historicamente o principal papel da mulher ter sido relegado quase que exclusivamente à função materna, isso pouco mudará no Renascimento. Todavia, em diversas situações a mulher ocupou papéis de relevância na política e na condução da vida em sociedade.
Qual foi o Período Intermediário do Renascimento?
O Trecento foi o início do Renascimento, um período especialmente importante para a literatura que contou com o trabalho de grandes nomes como Dante, Petrarca e Boccaccio. O Quattrocento, por sua vez, foi a fase intermediária do ciclo - um período fundamental para as artes plásticas pela produção de Botticellli e Da Vinci.