O que caracteriza a cidade de Esparta?

Índice

O que caracteriza a cidade de Esparta?

O que caracteriza a cidade de Esparta?

Esparta era uma cidade-estado situada na planície do Eurotas, na Lacônia, região da península do Peloponeso. ... A principal característica da sociedade espartana era a exaltação dos valores militares. Por isso, havia intensivo treinamento físico dos jovens, a fim de prepará-los para as guerras.

Como era conhecida a cidade de Esparta?

Esparta (em grego dórico: Σπάρτα, Spártā; em grego ático: Σπάρτη, Spártē) ou Lacedemônia ou Lacedemónia (Λακεδαίμων, Lakedaímōn) foi uma proeminente pólis (cidade-Estado) da Grécia Antiga, situada nas margens do rio Eurotas, na Lacônia, sudeste do Peloponeso.

Como era o modo de vida dos espartanos?

Os meninos eram apartados de casa quando faziam 7 anos. O Estado se encarregava de treiná-los como guerreiros. E o principal tópico da legislação era que o cidadão de Esparta não trabalharia na terra, não praticaria o comércio nem ganharia a vida como artesão. ...

Quem era considerado espartano?

Esparta era uma cidade militarizada, com rígida disciplina social e que usava da força para controlar o grupo dos hilotas, os escravos que trabalhavam nas terras dos esparciatas. ... Esparta era uma pólis aristocrática, e somente os esparciatas eram considerados cidadãos.

Como era a política dos Esparta?

Aristocracia MonarquiaRepúblicaDiarquia Esparta/Governo

Quais as principais características de Atenas e Esparta?

Ao contrário de Esparta, Atenas era uma democracia, em que todos os cidadãos podiam votar e assim participar do governo da cidade, situada na península da Ática, que foi ocupada pelos jônios desde o século X a.C.. Contudo, eram considerados cidadãos apenas os homens maiores de 21 anos e atenienses.

Qual a origem do nome da cidade de Esparta?

Entretanto, a cidade de Esparta só surgiu por volta do século X, durante o Período Homérico. ... Depois que Lacedemon assumiu o trono da Lacônia, ele nomeou a região com o seu nome (a Lacônia também é conhecida como Lacedemônia) e deu o nome de sua esposa para a cidade de Esparta.

O que significa a palavra espartana?

Antiga localidade da Grécia Antiga, que situava-se à beira do Rio Eurotas, no sudeste de Peloponeso.

Qual a principal característica da cidade Esparta?

Esparta foi uma cidade estado grega que tinha como principal característica um estado oligárquico e militarista. Tinha como um de seus principais objetivos fazer de seus cidadãos modelos de soldados, fortes, corajosos, bem treinados e obedientes.

Qual era a história de Esparta?

Esparta era uma antiga cidade-Estado grega, que ficou conhecida na História como uma das civilizações mais poderosas e guerreiras do mundo. Situada às margens do rio Eurotas, em Laconia, no sudeste do Peloponeso, Esparta ficou conhecida por sua cultura militarista.

Quando foi conquistada a região de Esparta?

Era uma região de solo fértil, o que favoreceu logo uma vida espartana baseada na economia agrícola. A conquista desta região ocorreu por volta de 1000 a.C, pelos dórios, povos que deram origem aos espartanos. Os que antes ocupavam a regão da Lacônia tornaram-se servos (hilotas) de Esparta.

Como a Esparta desenvolveu-se?

Esparta desenvolveu-se como uma pólis aristocrática e era pautada em valores como disciplina e ordem. O militarismo era uma característica muito forte na sociedade espartana, e a hierarquização também foi um traço marcante. Havia pouca mobilidade social, e a violência era uma prática usada para manter a população sob o controle das elites.

Postagens relacionadas: