O que era a democracia em Atenas na Grécia antiga?

Índice

O que era a democracia em Atenas na Grécia antiga?

O que era a democracia em Atenas na Grécia antiga?

Atenas possuía uma democracia direta, onde todos os cidadãos atenienses participavam diretamente das questões políticas da polis. ... Estima-se que somente 10% da população desfrutavam dos direitos democráticos. Além de Clístenes, Péricles deu continuidade à política democrática.

Como era a democracia ateniense e quem poderia participar dela?

Tinham o direito de participar homens com terras, maiores de 19 anos e filhos de pai ateniense, e a partir de 451 a.C., aqueles que fossem filhos de pai e mãe atenienses. Escravos, mulheres e estrangeiros não poderiam participar nas instituições democráticas.

Por que na Grécia antiga a democracia não era para todos?

Contudo, como todos os regimes políticos, a democracia ateniense tinha limitações. Em primeiro lugar, apenas os cidadãos tinham direitos políticos; ora, como estes eram apenas cerca de 40 mil, ficava de fora uma grande massa de gente, como as mulheres, os metecos e os escravos, que constituíam a maioria da população.

Como era o voto em Atenas?

Em Atenas, na dita democracia ateniense, só podiam votar homens gregos ( filhos de pais atenienses) e livres. Portanto apenas uma minoria da população poderia exercer efetivamente seu voto. Eram excluídos do direito em exercer a cidadania as mulheres, os escravos e os estrangeiros.

Quais são as principais características da democracia na Grécia Antiga?

Democracia Ateniense – Características Criação de uma nova Constituição. Isonomia – Igualdade perante a lei. Isocracia – Igualdade de acesso a cargos públicos. Isegoria – Igualdade para ter voz nas Assembleias.

Quem eram os excluídos da democracia grega?

A condição de cidadão era restrita aos homens livres nascidos em Atenas. As mulheres, os estrangeiros (metecos) e os escravos estavam excluídos dos direitos políticos, o que restringia a participação a uns 10% da população.

Quem era considerado povo na democracia ateniense?

Somente os homens livres, de pai e mãe ateniense, maiores de 18 anos e nascidos na cidade eram considerados cidadãos. As mulheres, escravos e estrangeiros não desfrutavam de nenhum tipo de participação política.

Quem não era considerado cidadão na cidade de Atenas?

Comerciantes, artesãos, mulheres, escravos e estrangeiros não eram considerados cidadãos. Assim, estes grupos não tinham direitos políticos e participação nas decisões da comunidade. Para os gregos, a cidadania era um bem inestimável.

Por que os gregos criaram a democracia?

A democracia ocidental tem origem em Atenas, na Grécia Clássica. Os gregos antigos criaram a ideia de cidadania, que se estendia àquele que é considerado cidadão e poderia, portanto, exercer o seu poder de participar da política da cidade.

Por que a Grécia é considerada o berço da democracia?

A cidade de Atenas, na Grécia, é considerada o berço da democracia. Lá, os cidadãos se reuniam na praça principal, chamada de Ágora, para discutir os problemas políticos e criar leis. ... A democracia que existia em Atenas é a chamada democracia direta, onde o povo faz as leis, decide o que é melhor para a cidade.

Quais são as características da democracia ateniense?

Características da Democracia Ateniense. Democracia direta. Reformas políticas e sociais. Reformulação da antiga Constituição. Igualdade perante a lei (isonomia) Igualdade de acesso aos cargos públicos (isocracia) Igualdade para falar nas Assembleias (isegoria) Direito de voto aos cidadãos atenienses.

Quem foi o novo legislador de Atenas?

A partir de 594 a.C., Sólon, o novo legislador, ampliou o leque de reformas políticas em Atenas, eliminou a escravidão por dividas e resolveu dividir a população ateniense por meio do poderio econômico de cada indivíduo. Dessa forma, os comerciantes enriquecidos conquistaram direito de participação política.

Posso participar das Assembleias de Atenas?

Com isso, os demais cidadãos livres maiores de 18 anos e nascidos em Atenas poderiam participar das Assembleias (Eclésia ou Assembleia do Povo), embora as mulheres, estrangeiros (metecos) e escravos estavam excluídos.

Por que Atenas foi dividida em dez?

Após esse evento, Atenas foi dividida em dez unidades denominadas chamadas “demos”, que era o elemento principal dessa reforma e, por esse motivo, o novo regime passou a se chamar “ demokratia ”. Atenas possuía uma democracia direta, onde todos os cidadãos atenienses participavam diretamente das questões políticas da polis.

Postagens relacionadas: