Qual grupo social estava insatisfeito com a Igreja Católica que defendia o preço justo?
Índice
- Qual grupo social estava insatisfeito com a Igreja Católica que defendia o preço justo?
- Como era visto o lucro e a usura pela Igreja?
- O que era a usura que justificativa a Igreja Católica utilizava para ser contra a essa prática?
- Qual a profissão daquele que emprestava dinheiro aos mercadores cobrando juros?
- Quais eram os grupos que estavam insatisfeitos com a Igreja Católica por quê?
- Porque a Igreja condenava os comerciantes e suas práticas?
- Porque a usura era proibida?
- Qual a prática econômica condenada pela Igreja além do lucro?
- Qual a classe social ligada ao comércio que se sentia prejudicada pela ética da Igreja Católica condenando a usura?
- O que era o preço justo?
- Quais são as igrejas medievais?
- Qual o papel da Igreja Católica medieval?
- Qual a autoridade da igreja medieval?
- Qual foi o instrumento mais violento utilizado pela igreja medieval?
Qual grupo social estava insatisfeito com a Igreja Católica que defendia o preço justo?
2 – O descontentamento da burguesia: a Igreja defendia a teoria do preço justo (a venda de um produto não deveria incluir o lucro) e proibia o empréstimo de dinheiro a juros.
Como era visto o lucro e a usura pela Igreja?
e) não gerava lucro direto para os membros do clero. A usura era considerada um pecado contra a justiça pelo fato de o lucro obtido sobre o tempo de empréstimo de um dinheiro sem finalidade produtiva não ser justo para com aquele que dele necessitava. O usurário pecava ao levar vantagem sobre o tempo desse empréstimo.
O que era a usura que justificativa a Igreja Católica utilizava para ser contra a essa prática?
Em muitos casos, o credor recebia uma bonificação extra que consistia no pagamento de juros proporcionais ao valor e ao tempo de empréstimo. Tal costume, conhecido pelo nome de usura, foi veementemente condenado pelos clérigos católicos.
Qual a profissão daquele que emprestava dinheiro aos mercadores cobrando juros?
Os agiotas são os agentes que realizam a prática de empréstimo de dinheiro, em regra, com a cobranças de juros bastante elevados no intuito de gerar riquezas para si e suprir a necessidade da pessoa que pega o empréstimo.
Quais eram os grupos que estavam insatisfeitos com a Igreja Católica por quê?
Resposta: A Elite oligárquica, reis e nobres. Explicação: Isso porque durante a idade média a Europa era governada pelo clero (Igreja Católica), o lucro era proibido e o direito à propriedade era limitado.
Porque a Igreja condenava os comerciantes e suas práticas?
A burguesia visava lucro em seus negócios e a igreja dizia que não se deveria ter qualquer tipo de lucro ao se comercializar um determinado produto pois isso caracterizava usura.
Porque a usura era proibida?
O que é Usura: Na Idade Média, usura era utilizada como sinônimo de juro, e era uma prática proibida, pois acreditava-se que dinheiro não poderia gerar dinheiro.
Qual a prática econômica condenada pela Igreja além do lucro?
Pq eles condenavam a obtenção de lucro, e a usura era uma espécie de empréstimo com juros, ou seja, quem emprestava o dinheiro acabava tendo lucro por causa dos juros.
Qual a classe social ligada ao comércio que se sentia prejudicada pela ética da Igreja Católica condenando a usura?
Ao tomarmos a prática da usura como exemplo, e sua condenação pela Igreja, temos um instigante caso em que as práticas comerciais da burguesia entrariam em choque com a interpretação oficial que os clérigos medievais davam ao empréstimo de recursos sob a cobrança de juros.
O que era o preço justo?
O "justo preço" era o valor da matéria-prima + a mão de obra necessária na produção de determinada coisa (por exemplo, uma cadeira deveria custar, independente da oferta e da demanda ou do fetichismo da mercadoria, o preço da madeira + as horas de trabalho para produzi-la), sendo uma forma de controle de preços ...
Quais são as igrejas medievais?
No entanto, há muitas igrejas medievais ao redor. A forma como eles foram construídos e duraram séculos, é uma indicação de quão bem eles foram construídos e que o dinheiro da Igreja teve de investir nestes edifício. A Igreja exerceu o monopólio da ideologia, pois controlava o ensino e tinha o domínio sobre as obras escritas (iluminuras).
Qual o papel da Igreja Católica medieval?
Dessa maneira, ela justificava o modelo como o vindo de Deus, e as pessoas aceitavam. O papel da Igreja Católica Medieval não era apenas religioso: ela também tinha domínio político e material — tanto que possuía muitas propriedades de terra, que era algo que demonstrava riqueza e poder.
Qual a autoridade da igreja medieval?
A Igreja medieval exerceu seu domínio tanto sobre assuntos religiosos como sobre assuntos mundanos, lançando mão de vários instrumentos de coerção para impor sua autoridade. Aqueles que não obedecessem os ditames da Igreja eram submetidos à excomunhão.
Qual foi o instrumento mais violento utilizado pela igreja medieval?
O mais violento instrumento de força utilizado pela Igreja medieval foi a Inquisição, criada em 1183, para combater as heresias que proliferavam pela Europa. A pena de morte para bruxas e hereges foi estabelecida pelo Papa Inocêncio III (1198-1216).