Qual o conceito de cidadania para os espartanos?

Índice

Qual o conceito de cidadania para os espartanos?

Qual o conceito de cidadania para os espartanos?

As leis eram formuladas e organizadas por um conselho formado pelos dois reis – afinal, Esparta era uma monarquia comandada por dois monarcas – e mais vinte e oito cidadãos com idades acima de 60 anos, chamados anciãos. Nesta sociedade a idade representava poder e sabedoria.

Como era a forma de educação utilizada pelos espartanos?

A educação em Esparta era pública e obrigatória. A criança espartana era entregue ao Estado logo após completar sete anos de idade. A educação era direcionada pela ideologia militarista, em que a prioridade era a formação de bons guerreiros.

Como eram as mulheres de espartanos?

Reforçando o seu caráter militar, os espartanos acreditavam que a mulher deveria ser fisicamente preparada para que pudesse dar origem a indivíduos aptos para compor o exército daquela cidade. Por isso, era comum que essas mulheres se dedicassem à disputa de jogos e outros tipos de atividade esportiva.

Qual era o conceito de cidadania em Esparta?

Em Espartaeram considerados cidadãos os membros de um grupo muito restrito da aristocracia militar, os esparciatas, sendo os únicos responsáveis por determinar, entre eles, os rumos políticos que deveriam ser tomados pelos habitantes da Cidade-Estado.

O que são os espartanos?

Os espartanos eram guerreiros da Antiguidade conhecidos pela força e pelo treinamento, sendo considerados os soldados mais perfeitos. Conhecidos pela guerra e por serem os soldados mais perfeitos de todos os tempos da Antiguidade.

Quais os fundamentos ou valores valorizados pelos espartanos?

Disciplina e frases marcantes Essa batalha representa muito do que é admirado nos espartanos: sua lealdade a uma causa maior que eles mesmos; sua devoção à liberdade e à preservação de sua terra natal.

Como era a educação em Atenas e Esparta?

As instituições atenienses se preocupavam em desenvolver um equilíbrio entre mente e corpo. Dessa forma, a educação buscava conciliar a saúde física e o debate filosófico. Já em Esparta, dada sua intensa tradição militarista, privilegiava-se o treinamento do corpo.

Qual foi a origem da política espartana?

Acredita-se que essa estrutura social rígida assim como o sistema político espartano tenham sido elaborados, por volta do século VIII a.C., por um legislador mítico chamado Licurgo. A política espartana também era uma estrutura rígida, e, como vimos, acredita-se ter sido formulada por Licurgo.

Como era a organização da sociedade espartana?

A organização da sociedade espartana se dava por grupos que exerciam determinadas funções. Como as regras eram bastante rígidas, os lugares sociais também não se alteravam com facilidade. Esparta era, portanto, uma cidade de profunda divisão social, visível na concentração dos poderes políticos e na própria forma de se tomar decisões.

Como eram os antigos habitantes da Esparta?

Estes antigos habitantes, em regime de servidão na sociedade espartana, eram chamados de hilotase eram responsáveis pelo cultivo da terra e pela produção de alimentos. Eles não tinham nenhum direito político e trabalhavam para sustentar toda a sociedade.

Qual era a principal característica de Esparta?

Espartafoi uma cidade estado grega que tinha como principal característica um estado oligárquico e militarista. Tinha como um de seus principais objetivos fazer de seus cidadãos modelos de soldados, fortes, corajosos, bem treinados e obedientes.

Postagens relacionadas: