Como funcionava a agricultura e a mineração nas colônias espanholas?
Índice
- Como funcionava a agricultura e a mineração nas colônias espanholas?
- Qual era a situação social e econômica dos indígenas nas colônias da América Espanhola?
- Quais as principais atividades econômicas das colônias espanholas?
- Quem eram os criollos nas colônias espanholas?
- Como era a agricultura na colonização espanhola?
- O que foi a encomienda utilizada pela colonização espanhola na América?
- Quais são os grupos sociais existentes na América Espanhola?
- Quais foram as conquistas espanholas?
- Qual era a importância das colônias espanholas para a manutenção da economia da Espanha?
- Por que as colônias espanholas foram exploradas?
- Qual era a base da economia espanhola?
- Como ocorreu a colonização espanhola?
- Quais eram as extensões da colônia espanhola?
Como funcionava a agricultura e a mineração nas colônias espanholas?
A mineração na América Espanhola era baseada em um sistema racista, que colocava no topo os espanhóis "puros" e na base os escravizados (tanto nativos quanto africanos), tendo adaptado o sistema de Mita, utilizado no Império Inca, para facilitar a exploração de prata na região do antigo Império.
Qual era a situação social e econômica dos indígenas nas colônias da América Espanhola?
A maioria absoluta da população colonial era formada pelos indígenas, que tinham sua mão de obra sistematicamente explorada pelos espanhóis. Em geral, eram submetidos a uma condição de vida miserável, responsável por garantir a dominação dos colonizadores sobre os mesmos.
Quais as principais atividades econômicas das colônias espanholas?
A principal atividade econômica das colônias espanholas era a mineração de ouro e prata, localizadas em Potosi (hoje Bolívia) e outras distintas minas espalhadas pelos andes centrais (o que hoje é o Perú).
Quem eram os criollos nas colônias espanholas?
Os criollos eram a elite americana descendente de espanhóis, excluída dos altos cargos dirigentes, embora constituíssem a classe dos grandes proprietários de terras, dos arrendatários de minas, dos comerciantes e dos pecuaristas.
Como era a agricultura na colonização espanhola?
O fator mais importante pela colonização espanhola foi a mineração. A base da economia espanhola eram as riquezas que provinham, especialmente da Bolívia, a prata e também o ouro de outras colônias. ... Quando a mineração decaiu, a pecuária e a agricultura passaram a ser as atividades básicas da América Espanhola.
O que foi a encomienda utilizada pela colonização espanhola na América?
A encomienda foi um sistema criado pelos espanhóis, e consistia na exploração de um grupo ou comunidade de indígenas por um colono, a partir da concessão das autoridades, enquanto o colono vivesse. Em troca, o colono deveria pagar um tributo à metrópole e promover a cristianização dos indígenas.
Quais são os grupos sociais existentes na América Espanhola?
Chapetones: eram a elite colonial, controlavam a colônia e ocupavam os altos cargos administrativos. Criollos: vinham logo abaixo. Eram os filhos dos espanhóis nascidos na colônia e integravam a nobreza, sendo, ainda, grandes latifundiários. Negros e índios: estavam na base da pirâmide social.
Quais foram as conquistas espanholas?
Primeiramente, foram conquistadas as ilhas da América Central; em seguida, as terras firmes do continente, com as expedições de Cortés ao território asteca e de Pizarro ao Império Inca. Ao mesmo tempo que os portugueses se estabeleciam no Brasil atual. Logo após a conquista, seguia-se a colonização.
Qual era a importância das colônias espanholas para a manutenção da economia da Espanha?
As colônias de exploração espanhola tiveram um papel muito importante decisivo para a economia da Espanha no momento . Principalmente nas áreas econômica , social e na busca de minerais e outros recursos ajudando e crescimento do país.
Por que as colônias espanholas foram exploradas?
Por esse motivo, a grande maioria das colônias espanholas (e portuguesas também) foram colônias de exploração, completamente dependentes das imposições de seus colonizadores. Aprenda também sobre o que é Mercantilismo. A base da economia espanhola eram os minérios obtidos na mineração de suas colônias, principalmente a prata e o ouro.
Qual era a base da economia espanhola?
A base da economia espanhola eram os minérios obtidos na mineração de suas colônias, principalmente a prata e o ouro. A mineração foi a responsável pelo crescimento das outras atividades realizadas nas colônias, como a agricultura e a pecuária que eram utilizadas para o abastecimento daqueles que trabalhavam nas minas.
Como ocorreu a colonização espanhola?
A colonização espanhola foi um processo violento de dominação das populações indígenas e exploração de parte do território do continente americano. A colonização espanhola no continente americano ocorreu após um violento processo de dominação das populações indígenas por parte dos europeus que modificaram toda a estrutura econômica, religiosa e ...
Quais eram as extensões da colônia espanhola?
Todos esses territórios eram considerados como extensões do próprio reino da Espanha, que administrava a colônia da seguinte forma: Era o órgão responsável por registrar todos que se estabeleceram na América Espanhola, por anotar mercadorias, prover mapas para os pilotos de navegação e também eram responsáveis por exercer a justiça.