Como era a cerâmica produzida pelos Tapajó?
Índice
- Como era a cerâmica produzida pelos Tapajó?
- Como é a produção de cerâmicas da cultura de Santarém?
- O que é cerâmica tapajônica?
- Qual o nome da cerâmica produzida pelos Tapajós?
- Qual era o povo ameríndios que viviam nas regiões do Santarém e tapajônica?
- Quais as características da arte marajoara?
- Como é definida a cultura santarena?
- Quais são as técnicas de acabamento do Cerâmico?
- Qual a técnica mais utilizada para ornamentação da cerâmica?
- Por que a cerâmica é feita com argila?
- Como foi pintada a cerâmica?
Como era a cerâmica produzida pelos Tapajó?
Pesquisadores afirmam que foi a mais antiga arte produzida no Tapajós. Seus elementos se assemelham aos traços que lembram a arte barroca e também a antiga arte chinesa, com diversas figuras geométricas e harmônicas e com elevado grau de sofisticação e conhecimento estético.
Como é a produção de cerâmicas da cultura de Santarém?
Na região do baixo rio Tapajós floresceu a chamada cultura Santarém, que se notabilizou pela produção de uma cerâmica de estilo muito peculiar, baseado no emprego das técnicas de modelagem, incisão, ponteado e aplicação.
O que é cerâmica tapajônica?
As cerâmicas tapajônicas são formadas por elementos antropozoomórficos que exaltam a fauna brasileira. A junção de argila e cauxixi (um tipo de esponja presente nos rios da região) promove na cerâmica artesanal características similares à porcelana como durabilidade e leveza.
Qual o nome da cerâmica produzida pelos Tapajós?
ta pajônica De acordo com os estudos da arqueóloga Anna Roosevelt, a cerâmica ta pajônica é de fato o artesanato mais antigo do povo da região do Tapajós, pois vários testes realizados pela pesquisadora nos EUA comprovaram que as peças foram produzidas há mais de seis mil anos.
Qual era o povo ameríndios que viviam nas regiões do Santarém e tapajônica?
Esses povos, também chamados de Tapajós, seriam descendentes de hábeis artesãos, supostamente descendentes dos Maias ou de Incas, que se desenvolveu na região de Santarém a partir do ano 1200 a.C.
Quais as características da arte marajoara?
A arte marajoara ora caracteriza-se pelo zoomorfismo (representação de animais) ou antropomorfismo (representação do homem ou parte dele), bem como a mistura das duas formas (antropozoomorfismo).
Como é definida a cultura santarena?
A cultura santarena é marcada pela influência indígena. A vinda dos europeus e a cultura local indígena existente foram primordiais para a caracterização inicial do município. ... Diante disso, Canto acredita que Santarém é formada por uma miscigenação cultural.
Quais são as técnicas de acabamento do Cerâmico?
São conhecidas cerca de quinze técnicas de acabamento das peças, revelando um dos mais complexos e sofisticados estilos cerâmicos da América Latina pré-colonial. Os artefatos mais elaborados eram destinados ao uso funerário ou ritual.
Qual a técnica mais utilizada para ornamentação da cerâmica?
Uma das técnicas mais utilizadas para ornamentação desta cerâmica é a do champlevé ou campo elevado, onde são conseguidos desenhos em relevo por meio de decalque de desenhos sobre uma superfície alisada e escavando em seguida a área sem marcação.
Por que a cerâmica é feita com argila?
A cerâmica é feita com argila e cauxixi, uma esponja de rio. A mistura fica dura e leve como porcelana. Jarro de formas rebuscadas feito pelos índios tapajós, que até o século XVII habitavam o lugar onde hoje é Santarém, no Pará. A cavidade no gargalo deste vaso servia para colocar penas coloridas durante os rituais.
Como foi pintada a cerâmica?
Depois de modelada, a peça era pintada, caso o autor o pretendesse, com vários pigmentos, existindo uma abundância de vermelho em todo o conjunto encontrado, e somente depois cozidas numa fogueira a céu aberto. Após a queima da cerâmica, esta era envernizada, propiciando à peça um aspecto lustroso.