Como é feita a educação dos Curumins?

Índice

Como é feita a educação dos Curumins?

Como é feita a educação dos Curumins?

Por intermédio do curumim, os padres tentaram conquistar os adultos. Para isso as estratégias desenvolvidas com a criança índia foram o ensino da língua, o teatro, a música e rituais cristãos acoplados ao ensino mnemônico.

Como era a educação dos índios?

Historicamente, a educação indígena esteve ligada à catequese dos índios, apaziguando-os, tornando-os dóceis e submissos às necessidades do colonizador. Ensinava-se a língua portuguesa, desconsideravam-se os mitos, as crenças, os hábitos indígenas, e as aulas eram ministrados por professores brancos.

O que é processo jesuítico?

O processo educacional dos jesuítas tinha como foco principal a fé, mas envolvia um contexto geral, desde a aprendizagem a mudança de comportamento de modo a favorecê- los, pois para os mesmos era necessário além de compreensão mudança de comportamento para que a aprendizagem fosse eficaz.

Qual é a função do Curumins?

A educação indígena é bem interessante. Os pequenos índios, conhecidos como curumins, aprendem desde pequenos e de forma prática. ... Davam espelhos, apitos, colares e chocalhos para os indígenas em troca de seu trabalho.

Como é a educação quilombola?

A Educação Escolar Quilombola é desenvolvida em unidades educacionais inscritas em suas terras e cultura, requerendo pedagogia própria em respeito à espeficidade étnico-cultural de cada comunidade e formação especifica de eu quadro docente, observado os princípios constitucionais, a base nacional comum e os princípios ...

Como surgiu a educação indígena no Brasil?

A educação escolar indígena no Brasil foi imposta aos povos originários desde os primórdios da colonização, com o intuito de catequizá-los e civilizá-los. ... Apesar dos prejuízos infligidos historicamente pela escola nas sociedades indígenas, estas aprenderam a com ela conviver e, em muitos casos, a demandam e a recriam.

Como era a educação jesuítica?

A educação jesuítica baseava-se nas virtudes, isto é, nos valores cristãos, e nas letras com ensino da língua. Primeiramente, os padres jesuítas aprenderam a língua da terra (tupi-guarani) para comunicar- se com os índios, aproveitando-se da musicalidade dos nativos e utilizando-a como metodologia de ensino.

Qual era o objetivo dos jesuítas?

O principal objetivo era catequizar os índios. ... Além disso, os índios reunidos nesses aldeamentos não eram escravizados, como geralmente ocorria em outros lugares. Eles viviam do cultivo da terra, se valendo de técnicas agrícolas ensinadas pelos religiosos.

Postagens relacionadas: