Como era a educação no período colonial?

Índice

Como era a educação no período colonial?

Como era a educação no período colonial?

A educação no Brasil Colonial organizou-se, de início, em torno dos jesuítas e, depois, orientou-se pelo modelo das reformas empreendidas pelo Marquês de Pombal. A educação que foi desenvolvida no Brasil durante os três séculos de colonização era restrita, inicialmente, a alguns filhos de colonos e a índios aldeados.

Qual era o objetivo da educação dos jesuítas?

O objetivo dos jesuítas era catequizar os índios, para isso primeiramente teriam que ensiná-los a ler e a escrever. Ao longo de 20 anos de ensino, os jesuítas construíram cinco escolas de educação elementar e três colégios. ... As missões jesuíticas transformaram as aldeias em verdadeiras colônias de Portugal.

Quem era o público principal da educação jesuíta?

Nesse contexto, instruíam-se os nativos, sobretudo os jovens e crianças, por entenderem que estes eram mais suscetíveis aos valores cristãos que seriam ensinados.

O que foi o Colégio dos jesuítas?

A Companhia de Jesus, também conhecida como Ordem dos Jesuítas, foi fundada pelo basco Inácio de Loyola e aprovada oficialmente pelo Papa Paulo III, em 27 de setembro de 1540. Nesses quase cinco séculos de história, sempre destacou-se pelo forte trabalho missionário, indo às fronteiras das dificuldades sociais.

O que foi a pedagogia jesuítica?

A Pedagogia Jesuítica – o Ratio Studiorum A Companhia de Jesus foi fundada em 1540, por Santo Inácio de Loyola, com a finalidade principal de "aperfeiçoar as almas na vida e na doutrina cristãs, e para a propagação da fé" (CONSTITUIÇÕES DA COMPANHIA DE JESUS, 2004, p. 29).

Como era a educação infantil no período colonial?

Esse ensino era organizado em classes para contar, ler, soletrar, escrever e rezar em latim. Com as crianças indígenas os padres recolhiam o material para a organização da língua.

Quais as contribuições do período colonial para a educação?

Com a vinda da família Real portuguesa para o Brasil, o Imperador Dom João VI cria uma nova estrutura educacional, com escolas, bibliotecas, imprensa, academia militar, e o ensino foi dividido em três níveis: o primário, a escola para aprender a ler e escrever, o secundário se manteve na estrutura das aulas regias, ...

O que foi o Ratio Studiorum qual era a sua função?

Ratio Studiorum é uma espécie de coletânea privada, fundamentada em experiências acontecidas no Colégio Romano e adicionada a observações pedagógicas de diversos outros colégios, que busca instruir rapidamente todo jesuíta docente sobre a natureza, a extensão e as obrigações do seu cargo.

Qual o principal objetivo da literatura jesuítica?

A Literatura Jesuítica foi elaborada exclusivamente pelos jesuítas que chegaram ao Brasil com a missão de evangelizar os índios de acordo com os preceitos do Cristianismo.

Quando começou a história da Educação no Brasil?

A história da educação no Brasil inicia-se no período colonial, quando começam as primeiras relações entre Estado e Educação, através dos jesuítas ... Revolução Francesa) mas a sua dissolução por Dom Pedro I adiaria qualquer iniciativa no sentido de estruturar-se uma política nacional de educação.

Qual a origem da educação nas primeiras sociedades?

(PONCE, 1989, p.19) Segundo o pensamento de Aranha (2006, p. 35), nas primeiras sociedades “os mitos e ritos são transmitidos oralmente, e a tradição se impõe por meio da crença”. A educação se dava por aquilo que as crianças viam e ouviam cotidianamente, criando repetições de comportamento e consequentemente uma tradição.

Como foram constituídas as escolas do período colonial?

As escolas do período colonial foram constituídas, inicialmente, pela ordem dos padres jesuítas. Localizadas nas vilas e cidades, eram voltadas para o público masculino, visando à formação de uma elite colonial culta e religiosa.

Qual foi a primeira escola de formação dos professores?

A primeira escola de formação dos professores (as chamadas "escolas normais") foi a Escola Normal de Niterói, fundada em 1835. Primeira República. Com a instauração da ... ROMANELLI, O. História da educação no Brasil: 1930/1973. 8a ed. Petrópolis: Vozes, 1986. SAVIANI, D.

Postagens relacionadas: