Qual era a educação dos atenienses?
Índice
- Qual era a educação dos atenienses?
- Qual era a verdadeira intenção da educação Esparta e ateniense?
- O que caracteriza a educação espartana?
- O que significava para os atenienses a palavra pedagogo?
- O que os atenienses valorizavam grandemente?
- Como era a educação em Esparta antigamente?
- Quais eram as áreas em que a educação ateniense se dedicava por quê?
- Quais são as características da educação ateniense?
- Como era a educação praticada em Atenas?
- Qual a origem da Educação na Grécia Antiga?
- Qual era o ensino de uma cidade tão complexa como Atenas?
Qual era a educação dos atenienses?
Como era a educação dos atenienses A educação formal grega praticada em Atenas era direcionada somente aos homens a partir dos sete anos de idade e visava o desenvolvimento físico e intelectual do ser humano, baseando-se em três pilares: a ginástica, a música e a escrita.
Qual era a verdadeira intenção da educação Esparta e ateniense?
Esparta e Atenas deram vida a dois ideais de educação: um baseado no conformismo e no estatismo, outro na concepção, outro na concepção de Paideia, de formação humana livre e nutrida de experiências diversas, sociais, alimentaram durante séculos o debate pedagógico, sublinhando a riqueza e fecundidade ora de um, ora de ...
O que caracteriza a educação espartana?
A educação espartana valorizava acima de tudo as questões morais e poéticas na formação de seus soldados. Até os vinte anos de idade, os jovens espartanos estudavam música, teatro e poesia. Os treinamentos militares só tinham início após os vinte e um anos de idade.
O que significava para os atenienses a palavra pedagogo?
Um escravo acompanhava o desenvolvimento do menino, e era conhecido como pedagogo: do grego paidagogos, e significa "aquele que conduz".
O que os atenienses valorizavam grandemente?
Eles valorizavam grandemente a arte e a literatura, o que transformou Atenas no centro cultural da Grécia e berço da Filosofia Ocidental e da Democracia.
Como era a educação em Esparta antigamente?
Esparta foi uma cidade estado grega que tinha como principal característica um estado oligárquico e militarista. Dessa maneira, toda a educação espartana estava voltada para o caráter militarista, tendo a criança desde pequena, que se preparar para se tornar um soldado futuramente. ...
Quais eram as áreas em que a educação ateniense se dedicava por quê?
Na cidade-estado de Atenas, a educação valorizava a formação física, cultural e psicológica. Por volta dos sete anos de idade, o menino ateniense era orientado por um pedagogo. Na escola, os jovens estudavam Música, Artes Plásticas, Filosofia, Literatura e etc.
Quais são as características da educação ateniense?
Principais características da educação ateniense. Por volta dos sete anos de idade, o menino ateniense era orientado por um pedagogo. Na escola, os jovens estudavam música, artes plásticas, Filosofia, etc. As atividades físicas também faziam parte da vida escolar, pois os atenienses consideravam de grande importância a manutenção da saúde corporal.
Como era a educação praticada em Atenas?
Entenda como era a educação praticada em Atenas, as suas principais características e a sua influência nos modelos educacionais dos dias de hoje. Quando pensamos em Grécia, a primeira coisa que nos vêm a mente é a filosofia.
Qual a origem da Educação na Grécia Antiga?
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Educação na Grécia Antiga foi amplamente "democratizada" no século V aC, influenciada pelos sofistas, Platão e Isócrates. Mais tarde, no período helenístico, a educação em um ginásio foi considerada essencial para a participação na cultura grega.
Qual era o ensino de uma cidade tão complexa como Atenas?
Uma cidade-estado com uma administração tão mais complexa como Atenas, necessitava de um ensino que fosse coerente com esses homens dirigentes. Na ida à escola, os as crianças eram acompanhadas por um escravo (o pedagogo) até um lugar onde as crianças do mesmo bairro se encontravam e iam marchando para a escola, com passos rítmicos e olhos baixos.