Como era São Paulo em 1820?

Índice

Como era São Paulo em 1820?

Como era São Paulo em 1820?

De acordo com Richard Morse, “durante a maior parte do século XVIII, São Paulo e suas paróquias rurais contavam apenas 2.500 a 4.000 habitantes; em 1790 havia mais de 8.000 e na década de 1820 , mais de 20.000”. Isso, somado à questão do recolhimento do lixo – sim, naquela época, o lixo já dava dor de cabeça...

Qual a história da cidade de São Paulo?

A história da cidade de São Paulo ocorre paralelamente à história do Brasil, ao longo de aproximadamente 467 anos de sua existência, contra os mais de quinhentos anos do país.

Como começou a ocupação da cidade de São Paulo?

Desde o início, a ocupação das terras da cidade se deu de forma policêntrica, com diversos aldeamentos, principalmente jesuítas mas também de outras ordens eclesiásticas, em torno das quais iniciavam-se as aglomerações. A motivação mais natural para isso, em São Paulo, era o relevo da cidade, com muitos aclives e riachos.

Qual o período de crescimento da cidade de São Paulo?

O último censo do século XIX registrou um período de crescimento vertiginoso para São Paulo, que então se transformara numa cidade de 240.000 habitantes. Antigas chácaras ao redor do núcleo histórico da cidade eram loteadas e a área urbana se expandia continuamente.

Qual a sua inexpressividade na história de São Paulo?

Todavia tenha sido marcada por uma relativa inexpressividade, seja do ponto de vista político ou econômico, durante os primeiros três séculos desde sua fundação, São Paulo destacou-se em diversos momentos como cenário de variados e importantes momentos de ruptura na história do país.

Postagens relacionadas: