Quais as características da educação dos jesuítas no Brasil?

Índice

Quais as características da educação dos jesuítas no Brasil?

Quais as características da educação dos jesuítas no Brasil?

A instrução era feita por meio do estudo da leitura, da apresentação e da interpretação da palavra divina, pois assim se poderia compreender melhor o mundo supostamente desconhecido pelos nativos. Os jesuítas perceberam que não seria possível converter os índios à fé católica sem que soubessem ler e escrever.

O que é o método Ratio Studiorum?

Ratio Studiorum é uma espécie de coletânea privada, fundamentada em experiências acontecidas no Colégio Romano e adicionada a observações pedagógicas de diversos outros colégios, que busca instruir rapidamente todo jesuíta docente sobre a natureza, a extensão e as obrigações do seu cargo.

Como ficou conhecida a pedagogia desenvolvida pelos jesuítas?

A metodologia educacional jesuíta Sua metodologia era embasada por um documento de código pedagógico, plano de estudo, conhecido como Ratio Studiorum. ... O método pedagógico dos jesuítas implantado nas escolas brasileiras possibilitava sólida formação clássica dos estudantes.

Quais são as escolas de jesuítas no Brasil?

Ao lado de cada residência, ao longo da faixa litorânea do Brasil, os jesuítas foram constituindo escolas de ler e aprender, ou escolas de bêa-bá, para o ensinamento da religião católica e das primeiras letras, e os recolhimentos ou internatos, as ´casas de meninos´.

Qual a origem dos jesuítas no Brasil?

Na segunda metade do século XVIII, a presença dos jesuítas no Brasil sofreu um duro golpe. Nessa época, o influente ministro Marquês de Pombal decidiu que os jesuítas deveriam ser expulsos do Brasil por conta da grande autonomia política e econômica que conseguiam com a catequese.

Quando são expulsos os jesuítas do Brasil?

No ano de 1759 os jesuítas são expulsos do Brasil, deixando a educação a encargo do Estado, como desejava Marques de Pombal, o qual vinha sendo influenciado pelas idéias iluministas da época e pelas idéias pedagógicas de Rosseau e Kant. If playback doesn't begin shortly, try restarting your device.

Quando começou o primeiro colégio jesuíta no Brasil?

O primeiro colégio jesuíta no Brasil foi o Colégio dos Meninos de Jesus, fundado em 1550, em Salvador, que se tornou modelo para os subsequentes. Na mesma ocasião, o Pe. Leonardo Nunes começava em São Vicente um colégio homônimo e similar ao da Bahia. Como a quase totalidade dos 100 alunos deste colégio provinha do planalto de Piratininga, o Pe.

Postagens relacionadas: