Como eram as sociedades espartana e ateniense?

Índice

Como eram as sociedades espartana e ateniense?

Como eram as sociedades espartana e ateniense?

As instituições atenienses se preocupavam em desenvolver um equilíbrio entre mente e corpo. Dessa forma, a educação buscava conciliar a saúde física e o debate filosófico. Já em Esparta, dada sua intensa tradição militarista, privilegiava-se o treinamento do corpo.

Qual a principal característica do povo espartano?

Esparta foi uma cidade estado grega que tinha como principal característica um estado oligárquico e militarista. Tinha como um de seus principais objetivos fazer de seus cidadãos modelos de soldados, fortes, corajosos, bem treinados e obedientes.

Como era a vida de um espartano?

Desde o momento que um espartano menino nascia, ele era preparado psicologicamente e fisicamente para integrar o exército e defender Esparta. Assim, receberia toda a preparação física necessária para que, quando mais velho, pudesse começar a participar oficialmente das guerras. Sua vida tinha as seguintes etapas:

Como foi a história de Esparta?

Descubra com esses fatos como foi a história de Esparta, desde a vida da população espartana até as conquistas realizadas em batalhas. 1. A cidade de Esparta era ao sul da Grécia Antiga

Por que a política espartana era rígida?

A política espartana também era uma estrutura rígida, e, como vimos, acredita-se ter sido formulada por Licurgo. Diferentemente de Atenas, a participação política em Esparta era mais restrita e somente os esparciatas tinham esse privilégio.

Como a Esparta desenvolveu-se?

Esparta desenvolveu-se como uma pólis aristocrática e era pautada em valores como disciplina e ordem. O militarismo era uma característica muito forte na sociedade espartana, e a hierarquização também foi um traço marcante. Havia pouca mobilidade social, e a violência era uma prática usada para manter a população sob o controle das elites.

Postagens relacionadas: