Como era a Educação Física no período Militarista?

Índice

Como era a Educação Física no período Militarista?

Como era a Educação Física no período Militarista?

A idéia de Educação Física militarista perpassa pela afirmativa de Soares et al (1992) em que “As aulas de Educação Física nas escolas eram ministradas por instrutores físicos do exército, que traziam para essas instituições os rígidos métodos militares da disciplina e da hierarquia.” (p.

Qual o período referente a Ed física Militarista?

A fase da Educação Física Militarista (1930-1945), foi o período compreendido entre a Revolução de 1930 e o fim da 2ª Guerra Mundial.

Qual a ideia central da Ed física militarista?

A Educação Física militarista teve grande impacto nas escolas brasileiras. A ideia central era que a força, a virilidade e a disciplina dos indivíduos desencadeados por meio dos exercícios físicos escolares representariam igualmente um país forte e próspero.

Qual a ideia central da Educação Física militarista?

A Educação Física Militarista foi um dos movimentos da Educação Física, em que pregava a boa forma e a disciplina do corpo, em seus praticantes. A ideia central sobre a Educação Física Militarista era o "aperfeiçoamento da raça" dita como superior.

Como era a Educação Física na década de 70?

Nos anos 70 a educaçao fisica foi marcada pela ditadura militar , ela nao era usada pra fins educativos mas sim como propaganda do governo, que estava voltado para os esportes de alto rendimento,o governo investiu forte no nacionalismo, na interaçao entre os estados e na segurança nacional.

Qual a tendência da Educação Física que prepara o ser humano para competições e para uma qualidade de vida melhor?

Também conhecida como tendência Competitivista, Mecanicista ou Tecnicista, a tendência Esportivista ainda hoje é muito representativa na área da Educação Física Escolar.

O que aconteceu após a Segunda guerra Mundial e durante a ditadura militar com a Educação Física?

Após a 2ª Guerra Mundial e durante a Ditadura Militar no Brasil, a Educação Física ganhou status de propaganda do governo e todo o ensino passou a ser direcionado para o rendimento esportivo e performance do atleta.

Como eram as aulas de Educação Física escolar na ditadura militar?

Com o intuito de analisar como eram as aulas de Educação Física Escolar entre as 5ª e 8ª séries no período da ditadura militar (1964 -1985) na cidade de Brotas, utilizamos como fonte de informação entrevistas com alunos que frequentaram as aulas de Educação Física nesta época.

Quando foi criada a primeira escola de Educação Física do Exército?

Nesta época, foi construída a primeira escola de Educação Física do exército e posteriormente, somente em 1939, foi criada a primeira escola civil de formação de professores da área, a Escola Nacional de Educação Física e Desportos, integrada à Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil.

Qual foi a introdução da Educação Física no Brasil?

A introdução da educação física de forma sistemática no Brasil esteve intimamente relacionada à experiência francesa nessa área, tendo os militares brasileiros desempenhado um papel semelhante ao dos militares na França. 1As exceções são os trabalhos de Cantarino Filho (1982), Horta (1994) e Lima (1980). 5

Qual a relação entre educação física e Defesa Nacional?

Na primeira metade do século XX, entretanto, a vinculação entre educação física e defesa nacionalera muito estreita. A educação física era vista pelo Exército e por amplos setores do Estado e da sociedade civil como uma atividade militar. É dessa história que irei tratar. Da França para o Brasil

Postagens relacionadas: