Como era a Educação Física higienista?

Índice

Como era a Educação Física higienista?

Como era a Educação Física higienista?

A Educação Física Higienista foi a fase que aconteceu até o ano de 1930, e se preocupava em colocar a EF como agente potencializadora de saneamento público, dava ênfase à questão da saúde, e tinha a EF como importante papel de formação de homens sadios e fortes, na busca de uma sociedade livre de doenças infecciosas e ...

Qual o papel da Educação Física na tendência higienista?

Para tal cabe à Educação Física um papel fundamental de formação de homens e mulheres sadios, fortes, dispostos à ação. Mais do que isso, a Educação Física Higienista não se responsabiliza somente pela saúde individual das pessoas, mas protagoniza um projeto de "assepsia social".

Como o movimento higienista influenciou a Educação Física no Brasil?

A tendência pedagógica de Educação Física escolar conhecida como “higienista” foi delineada de modo significativo no final do século XIX. Nas primeiras décadas do século XX, tal época histórica abrangeu o marco da Primeira Guerra Mundial e, no Brasil, o baixo nível de saneamento básico e as mazelas sociais.

Como era a Educação Física do passado e como ela é atualmente?

A educação física de hoje está mais habilitada por exemplo: Hoje temos uma quadra em alguns lugares seguros com técnicos verdadeiros. a de antigamente tinha quadras em lugares com brevidade de buracos sem terminação da quadra, oque poderia ter acontecido de uma bola sair da quadra.

O que foi a fase higienista no Brasil?

Movimento Higienista Brasileiro Em meados do século XIX e início do século XX, chegava ao Brasil, mediante reapropriações e reinterpretações, um novo ideal, a exemplo da cultura grega, com a preocupação central na saúde. Suas propostas residiam na defesa da Saúde Pública, na Educação, e no ensino de novos hábitos.

O que foi o movimento higienista no Brasil?

O higienismo é uma doutrina que nasceu na primeira metade do século XIX, quando os governantes começaram a dar maior atenção à saúde e à moral dos habitantes das cidades. Considerava-se que a doença era um fenômeno social que abarcava todos os aspectos da vida humana.

Quais tendências da Educação Física?

Ghiraldelli (1998), explica que a Educação Física brasileira apresenta concepções históricas, identificando-as em cinco tendências[1]: Higienista (até 1930), Militarista (de 19) Pedagogicista (19) e Competitivista (19). ... A Educação Física Popular se desmembra em várias abordagens[2].

Qual a diferença da educação física antiga para a atual?

A educação física já foi muito excludente e enviesada de modo que ela tinha um viés muito voltado para o militarismo, tendo uma política até excludente. Na atualidade a educação física prega bons valores e a integração social aliada a prática esportiva.

Qual a história da Educação Física?

INTRODUÇÃO A História da Educação Física relaciona-se com todas as ciências que estudam o passado e o presente das atividades humanas e a sua evolução. O homem, condicionado à situações de ser pensante, desempenhou, em todas as etapas da vida, um papel importante na história da educação física, a qual se propõe a investigar a ...

Quais eram os objetivos da Educação Física na Escola militarista?

No modelo militarista, os objetivos da Educação Física na escola eram vinculados à formação de uma geração capaz de suportar os indivíduos “perfeitos” fisicamente e excluir os incapacitados.

Quando foi criada a primeira escola de Educação Física do Exército?

Nesta época, foi construída a primeira escola de Educação Física do exército e posteriormente, somente em 1939, foi criada a primeira escola civil de formação de professores da área, a Escola Nacional de Educação Física e Desportos, integrada à Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil.

Como eram as aulas de Educação Física escolar na ditadura militar?

Com o intuito de analisar como eram as aulas de Educação Física Escolar entre as 5ª e 8ª séries no período da ditadura militar (1964 -1985) na cidade de Brotas, utilizamos como fonte de informação entrevistas com alunos que frequentaram as aulas de Educação Física nesta época.

Postagens relacionadas: