Como a educação era vista antigamente?
Como a educação era vista antigamente?
Uma educação focada exclusivamente na catequização. Foi assim que nasceu o embrião do ensino no Brasil, em 1549, quando os primeiros jesuítas desembarcaram na Bahia. ... O conhecimento repassado aos alunos não se restringia à propagação do ensino religioso, e envolvia mais conteúdo voltado às letras.
Como era a alfabetização na década de 60?
“Nas décadas de 19, todos os métodos de alfabetização utilizados na escola apregoavam que o aluno, para poder ler textos reais, primeiro tinha que ser capaz de decodificar letras e sons (fonemas) corretamente. Não se lia, por exemplo, para uma criança que não sabia ler” (MORTATTI, 2006, p. 56).
Qual foi a década de 1960?
A década de 1960 caracterizou-se pelo fortalecimento dos movimentos de esquerda nos países do Ocidente, tanto no plano político, quanto no ideológico.
Como foi a economia nos anos 60?
A economia nos anos 60 caracterizou-se pela desaceleração mundial e pelo fim dos anos dourados do capitalismo. Apesar disso, países como o Japão apresentarem altas taxas de crescimento.
Quais os movimentos que tiveram início nos anos 60?
No Brasil, os movimentos que tiveram início nos anos 60 foram o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e diversos movimentos em defesa dos índios, negros e das mulheres.
Quais são as ações educacionais desse período?
São ações educacionais desse período: o sistema Paulo Freire de alfabetização; a criação dos Centros Populares de Cultura (CPC); o Movimento de Educação de Base (MEB) e promulgação em 20 de dezembro de 1961 da LDBEN, com destaque para a Campanha de Defesa da Escola Pública.