Qual era a situação do ensino em 1958?
Qual era a situação do ensino em 1958?
Universalização do acesso à educação ainda era uma realidade distante. Em 1958, o país tinha 6.569.322 matrículas no ensino fundamental (Anuário Estatístico do Brasil) e 989.700 no ensino médio (incluindo as variações: ensino secundário, ensino comercial, ensino industrial, ensino agricola e ensino normal).
Qual a história da Educação no Brasil?
1.2 A história da educação no Brasil. 1.2.1 A educação no Brasil Colônia (15) Em 1549 os primeiros padres jesuítas chegaram ao Brasil, e é assim que começa a história da educação no país até então habitado por nativos, chamados “índios”, desnudos, e considerados profanos.
Quando começou o ensino primário?
Antes de 1961, o sistema de ensino brasileiro se compunha de três níveis: primário, médio e superior. O ensino primário era alfabetizador e dividia-se em “ fundamental ”, para crianças de 7 a 12 anos e “ supletivo ”, para jovens e adultos. A Lei Orgânica do Ensino Primário (1946) determinava sua obrigatoriedade e gratuidade.
Quando foi fundada nossa primeira escola?
Nossa primeira escola foi fundada pelos jesuítas em 1542, na Bahia. O objetivo era propagar a fé e salvar a alma daqueles que não temiam a Deus, como os índios. Menos de 200 anos separam a partida dos jesuítas expulsos do Brasil pelo marquês de Pombal em 1759 do ingresso de Iracema no curso de magistério.
Qual a origem da educação nas primeiras sociedades?
(PONCE, 1989, p.19) Segundo o pensamento de Aranha (2006, p. 35), nas primeiras sociedades “os mitos e ritos são transmitidos oralmente, e a tradição se impõe por meio da crença”. A educação se dava por aquilo que as crianças viam e ouviam cotidianamente, criando repetições de comportamento e consequentemente uma tradição.