Como era a forma de governo em Atenas e Esparta?

Índice

Como era a forma de governo em Atenas e Esparta?

Como era a forma de governo em Atenas e Esparta?

No que diz respeito às instituições políticas, depois da adoção dos regimes monárquico e aristocrático, em Atenas criou-se uma forma de governo democrática. ... Já em Esparta, as questões políticas eram de obrigação de um conjunto de 28 homens, maiores de 60 anos, que formavam a Gerúsia.

Como era a forma de governo em Esparta?

Esparta era governada por uma diarquia, isto é, um governo que possuía dois reis, sendo eles herdeiros de famílias que exerciam essa função, segundo o mito de origem grego, desde que os descendentes de Herácles retornaram para a Lacônia e estabeleceram-se na região, junto aos dórios.

Como era chamado a forma de governo em Atenas?

A Democracia Ateniense foi um regime político criado e adotado em Atenas, no período da Grécia Antiga. Ela foi essencial para a organização política das cidades-estados grega, sendo o primeiro governo democrático da história.

Quais as formas de governo da Grécia?

Desde 1 de junho de 1975, com a adoção da nova constituição, a Grécia é uma democracia republicana parlamentarista. A monarquia foi rejeitada em 8 de dezembro de 1974. O poder executivo é regido pelo chefe de Estado, que é eleito pelo parlamento.

Como era o governo e a sociedade espartana?

Esparta foi uma das mais importantes cidades-estado da Grécia Antiga e ficou marcada por ter uma sociedade hierarquizada com pouca mobilidade social. Dentro dessa estrutura social, os esparciatas eram a classe privilegiada, gozando de riquezas oriundas de suas terras, e eram os únicos com direitos políticos.

Qual era a organização política de Esparta e Atenas?

A organização política de Esparta e Atenas era bastante discrepante. Em Esparta o governo era uma Monarquia regida por dois reis, denominada de Diarquia . Os reis espartanos faziam parte de duas famílias abastardas – os Ágidos e os Euripôntides .

Qual a origem das cidades de Esparta e Atenas?

Nesse sentido, reconhecem-se as cidades de Esparta e Atenas como exemplos claros dessa diversidade. Esparta foi fundada pelos dórios, teve em sua estruturação o fundamento guerreiro, basicamente mantido nas fases Arcaica e Clássica.

Qual a diferença entre Esparta e Atenas?

Esparta e Atenas foram cidades-estado da Grécia Antiga com profundas diferenças culturais, sociais e políticas. Esparta e Atenas são os exemplos máximos da heterogeneidade da organização social que existia dentro de cada polis (cidade independente), da antiga civilização grega.

Como o regime político foi disseminado em Atenas?

O regime político aristocrático foi disseminado e uma nova estrutura social e política passou a vigorar em Atenas. Os governantes adotaram uma série de medidas políticas. Entre as mais importantes foram a do legislador ateniense Drácon, que escreveu as primeiras leis escritas e quis pôr fim à tirania dos poderosos.

Postagens relacionadas: