O que era a educação para Aristóteles?

Índice

O que era a educação para Aristóteles?

O que era a educação para Aristóteles?

O filósofo grego Aristóteles acreditava na educação como forma de preparar o homem para viver em sociedade. ... A educação seria a maneira de preparar o cidadão para a vida em sociedade, e essa vida em sociedade deveria se dar por meio de virtude calcada na boa educação e na prática de atos virtuosos.

Como Aristóteles explica a existência de Deus?

Deus é unicamente pensamento, atividade teorética, no dizer de Aristóteles, enquanto qualquer outra atividade teria fim extrínseco, incompatível com o ser perfeito, auto-suficiente.

Qual o papel da educação para Platão na República?

Para Platão, o fim da educação é a formação do homem moral e o meio para isso deve ser o Estado que represente a idéia de justiça. Sobre esse tema, A República, de Platão, nos ajuda a pensar a educação a partir da sociedade que queremos.

Qual o pensamento de Aristóteles sobre educação?

O filósofo grego Aristóteles acreditava na educação como forma de preparar o homem para viver em sociedade. Na atualidade, esse pensamento ainda é válido tendo ...

Quem era Aristóteles?

Aristóteles era um jovem estudante da Academia de Platão, em Atenas, quando, em 359 a.C., Felipe II, da Macedônia, interveio militarmente na Grécia. Uma tardia reação dos gregos foi sufocada quase 20 anos depois, com a vitória de Felipe na batalha de Queroneia - marcando o fim das cidades-estados na Grécia.

Qual o conteúdo dos estudos de Aristóteles?

Quanto ao conteúdo dos estudos, Aristóteles via com desconfiança o saber "útil", uma vez que cabia aos escravos exercer a maioria dos ofícios, considerados indignos dos homens livres. 1) Observação Empírica - Filósofo que sistematizou a lógica, Aristóteles definiu as formas de inferência que são válidas e as que não são, além de nomeá-las.

Qual o ideal de Aristóteles para a vida?

O ensino para Aristóteles toma um rumo diferente do Platônico. Platão tinha em mente um ideal de BEM SUPREMO para a vida. Enquanto para Aristóteles, a educação não deve ser de um ideal utópico de vida, sabendo da imperfeição humana, essa seria amenizada com a educação. Seu “ideal” poderia ser alcançado com um estado virtuoso.

Postagens relacionadas: