Quanto de radiação ainda tem em Chernobyl?
Quanto de radiação ainda tem em Chernobyl?
A antiga usina de Chernobyl, na Ucrânia, está aumentando as reações de fissão nuclear em uma de suas câmaras, com níveis de emissões 40% acima desde sua construção em 2016.
Qual a história do desastre de Chernobyl?
Mesmo depois de muitos anos de investigações e pesquisas científicas, ainda existem perguntas não respondidas sobre o acidente de Chernobyl, enquanto outras informações são pouco conhecidas pelo público. Veja então alguns números impressionantes sobre esse desastre nuclear, e abaixo conheça mais sobre sua história.
Qual a origem da usina de Chernobyl?
Na época do desastre, a usina de Chernobyl produzia aproximadamente 10% de toda a energia elétrica consumida pela Ucrânia. Além disso, Chernobyl foi a terceira usina nuclear produzida pela União Soviética a utilizar os reatores RBMK, produzidos por uma tecnologia ultrapassada, criada cerca de 30 anos antes da data do acidente.
Por que a Bielorrussia foi afetada pelo Chernobyl?
A Bielorrússia, por sinal, foi o país mais afetado pelo acidente de Chernobyl. Cerca de 23% do território bielorrusso foi contaminado e, com isso, o país perdeu cerca de 264 mil hectares de terras cultiváveis por conta da radiação.