Como era a linguagem de 1910?
Índice
- Como era a linguagem de 1910?
- Como evoluiu a língua portuguesa?
- Como era o português falado no Brasil do passado?
- Como era o português de antigamente?
- Como era a linguagem usada por Lima Barreto?
- Como era a linguagem no Pré-modernismo?
- Como será o português no futuro?
- Como o português se firmou como língua?
Como era a linguagem de 1910?
Antes do século 21, os povoadores do Brasil utilizavam com predominância a Língua Portuguesa, que era totalmente formal (usando verbos em vários tempos verbais, "vossa senhoria...") de acordo com os documentos estudados pelos os historiadores.
Como evoluiu a língua portuguesa?
O português originou-se do latim vulgar, que foi introduzido na península Ibérica pelos conquistadores romanos. Damos o nome de neolatinas às línguas modernas que provêm do latim vulgar. No caso da Península Ibérica, podemos citar o catalão, o castelhano e o galego-português, do qual resultou a língua portuguesa.
Como era o português falado no Brasil do passado?
“Até o século XVI”, diz ele, “o português brasileiro e o europeu eram como o espanhol, com um corte silábico duro. A palavra falada era muito próxima da escrita”. ... Há também muitas palavras com sentidos diferentes de um lado e de outro do Atlântico.
Como era o português de antigamente?
O português era imposto às línguas nativas que havia aqui como língua oficial ou modificava-se dando origem a outros dialetos. Mas houve um longo processo para que o português se tornasse idioma reconhecido por Portugal e se fixasse no território brasileiro.
Como era a linguagem usada por Lima Barreto?
As obras de Lima Barreto apresentam uma linguagem coloquial e fluida. Uma das características é o teor satírico e humorístico presente em seus escritos. Em grande parte, suas obras estão pautadas na temática social, expressando muitas injustiças como preconceito e o racismo.
Como era a linguagem no Pré-modernismo?
A linguagem do pré-modernismo tinha como características: Linguagem simples e coloquial. Uso de verbos na forma mais simples. Linguagem informal, diferente da linguagem formal do arcadismo.
Como será o português no futuro?
A proliferação do “gerundismo” no Brasil espelha uma das forças mais determinantes do português do futuro: a flexão à esquerda. A língua das próximas gerações poderá não ter mais aqueles pedacinhos grudados no fim da palavra para indicar plural ou singular, masculino ou feminino, tempo e modo.
Como o português se firmou como língua?
A língua portuguesa formou-se como língua específica, na Europa, pela diferenciação que o latim sofreu na Península Ibérica durante o processo de contatos entre povos e línguas que se deram a partir da chegada dos romanos no século II a.C., por ocasião da segunda Guerra Púnica, no ano de 218 a.C(1).