Qual a linguagem usada no trovadorismo?
Índice
- Qual a linguagem usada no trovadorismo?
- Quais são as características da poesia trovadoresca?
- Quais eram os tipos de textos literários criados pelos trovadores?
- Qual a diferença entre cantiga de escárnio e maldizer?
- Quais são os tipos de cantigas quais são as características de cada tipo?
- Quais eram as cantigas de escárnio?
- Quais são as principais cantigas satíricas?
- Quais são as cantigas de seguir?
- Quais são as cantigas de amor?
Qual a linguagem usada no trovadorismo?
Nesse período a língua portuguesa ainda era bem heterogênea. E a linguagem do Trovadorismo também. É comum ver nas cantigas a mistura entre o galego-português, arcaico e provençal do sul da França, além de castelhano.
Quais são as características da poesia trovadoresca?
Poesia trovadoresca: pode ser dividida em dois gêneros: lírico e satírico. O gênero lírico se subdivide em duas categorias (cantigas de amigo e cantigas de amor) e o satírico é caracterizado pelas cantigas de escárnio e cantigas de maldizer.
Quais eram os tipos de textos literários criados pelos trovadores?
As composições chamavam-se cantigas e eram geralmente acompanhadas de música e dança; Cantigas de amor (cavaleiro declara amor e coita à dama); Cantigas de amigo (sempre na voz feminina); Cantigas de escárnio (ironia e crítica indireta);
Qual a diferença entre cantiga de escárnio e maldizer?
A Cantiga de escárnio é a sátira indireta, sutil, irônica, sarcástica, evitando-se citar o nome da pessoa-alvo da zombaria. Veja o exemplo. ... A cantiga de maldizer é a sátira direta, desbocada, vulgar, grosseira, chula, por vezes obscena ou pornográfica, chegando a citar o nome da pessoa-alvo da sátira.
Quais são os tipos de cantigas quais são as características de cada tipo?
Cantigas Trovadorescas
- Cantigas líricas: incluem as cantigas de amor e amigo, que estão focadas nos sentimentos e nas emoções.
- Cantigas satíricas: incluem as cantigas de escárnio e maldizer, que usam a ironia e o sarcasmo para criticar ou ridicularizar.
Quais eram as cantigas de escárnio?
Nas cantigas de escárnio os autores faziam sátiras de maneira indireta, fazendo uso de duplo sentido e não fazia menção direta a pessoa satirizada, isto é, o nome dessa pessoa não aparecia na cantiga. Nas cantigas de escárnio eram cheias de ambiguidades, trocadilhos e jogos de palavras, onde se destacam a ironia e o sarcasmo nas obras dos autores.
Quais são as principais cantigas satíricas?
Nas cantigas satíricas, existiam dois tipos: as cantigas de escárnio e as cantigas de maldizer, que possuem pequenas diferenças. Nas cantigas de escárnio a critica é feita de forma indireta, enquanto na cantiga de maldizer a critica é explícita e direta. Segue abaixo a diferenciação entre as principais cantigas satíricas:
Quais são as cantigas de seguir?
As cantigas de seguir: são construídas a partir de outra cantiga, ou seja, o tema da cantiga foi reaproveitado, os versos, as rimas e as músicas. O sirventês: muito diferente de uma sátira personalizada, era composto por um servo em honra a seu senhor, ou seja, escreveu sobre os inimigos de seu senhor
Quais são as cantigas de amor?
Cantigas Líricas: cantigas de amor e cantigas de amigo. Cantigas Satíricas: cantigas de escárnio e cantigas de maldizer. Novelas de Cavalaria ou Romances de Cavalaria: relatos de heróis e seus cavaleiros. Nobiliários ou Livros de Linhagem: árvores genealógicas de nobres.