Como era a Ed Competitivista nas escolas?

Índice

Como era a Ed Competitivista nas escolas?

Como era a Ed Competitivista nas escolas?

Desta forma, a aula de Educação Física virou sessão de treinamento desportivo, a escola virou um clube, o professor um treinador e o aluno um atleta. ... A Educação Física competitivista está a serviço da elitização social e tem por objetivo a superação individual como valor desejado para a nova ordem social e econômica.

Qual a relação da tendência Competitivista?

A tendência competitivista (1965-1984) colocou o desporto como diretriz da Educação Física Escolar no Brasil, devendo esta pautar seus objetivos, conteúdos e avaliações no desenvolvimento da aptidão física, da técnica e do rendimento desportivo.

Como a Educação Física foi utilizada e como era abordada na fase Competitivista?

A fase competitivista tinha como finalidade principal buscar e escolher as turmas para realização de um treinamento durante o período de ditadura militar, nesse período a Educação Física encontrava-se a trabalhando a serviço da hierarquização e da elitização social.

O que foi a tendência Competitivista?

Resumo: A tendência competitivista (1965-1984) colocou o desporto como diretriz da Educação Física Escolar no Brasil, devendo esta pautar seus objetivos, conteúdos e avaliações no desenvolvimento da aptidão física, da técnica e do rendimento desportivo.

Quais os princípios que eram mais desenvolvidos na visão higienista da Educação Física?

Desse modo, temos então uma tendência tida como “higienista”, a qual foi um movimento baseado principalmente no conhecimento científico e biológico, que buscava melhorar as condições de vida da população por meio do controle do comportamento com vistas à saúde pública.

Qual a finalidade da Educação Física na sociedade capitalista?

A educação física em sua história esteve sobre a égide da sociedade capitalista, sendo legitimada pelas necessidades de manutenção das relações sociais capitalistas e não pela necessidade de seu conteúdo específico (MELLO, 2009).

Por que a escola e a educação física contribuiram para essa sociedade?

A escola, e em especial a Educação Física passaram a contribuir para que essa sociedade se consolidasse em dois sentidos: para a composição da força de trabalho e para os cuidados higienistas e sanitaristas]

Quando foi criada a primeira escola de Educação Física do Exército?

Nesta época, foi construída a primeira escola de Educação Física do exército e posteriormente, somente em 1939, foi criada a primeira escola civil de formação de professores da área, a Escola Nacional de Educação Física e Desportos, integrada à Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil.

Postagens relacionadas: