O que é educação grega?
O que é educação grega?
A educação grega era um modo de formação que buscava educar o corpo e a mente, a partir das atividades relacionadas com a cultura grega e sua filosofia. ... Cada localidade possuía suas particularidades e isso se refletia no que era esperado de seus cidadãos e, consequentemente, da educação dos jovens.
Como era a educação na Grécia antiga Paidéia?
A visão grega da educação, chamada de “Paideia”, tinha como objetivo formar um homem completo, integral, cuidando dos seus múltiplos aspectos, o que se aproxima, em parte, do que se chama hoje, com base em estudos de Psicologia Cognitiva, por teoria das inteligências múltiplas.
O que significa paideia de acordo com os gregos?
Paideia (παιδεία) é um termo do grego antigo, empregado para sintetizar a noção de educação na sociedade grega clássica. Inicialmente, a palavra (derivada de paidos (pedós) - criança) significava simplesmente "criação dos meninos", ou seja, referia-se à educação familiar, os bons modos e princípios morais.
Qual a preocupação dos educadores na Grécia Antiga?
Analisando-se a história da educação, com foco na Grécia Antiga, verifica-se a preocupação dos educadores daquele país com a formação integral do cidadão, enquanto homem livre, através da educação física e intelectual. (ARANHA,2006).
Qual a origem da educação grega?
A educação grega era centrada na formação integral do indivíduo. Quando não existia a escrita, a educação era ministrada pela própria família, conforme a tradição religiosa. A transmissão da cultura grega se dava também, através das inúmeras atividades coletivas (festivais, banquetes, reuniões).
Qual era o valor da Educação Física na Grécia Antiga?
O valor da educação física para os antigos gregos e romanos tem sido historicamente único. Havia duas formas de educação na Grécia antiga: formal e informal. A educação formal foi alcançada através da frequência a uma escola pública ou por um tutor contratado.
Qual a origem da Grécia Antiga?
A Grécia Antiga também era conhecida pelo nome de Hélade, isto é, o conjunto de cidades-estado que se desenvolveu entre os séculos VIII e V a.C, às margens do Mar Egeu, em regiões como a Ática, a Península do Peloponeso e a Anatólia (hoje extremo Oeste da Turquia).