Como era a pintura no período paleolítico?

Índice

Como era a pintura no período paleolítico?

Como era a pintura no período paleolítico?

Chamada de Arte Rupestre os homens desse período utilizavam resíduos vegetais, sangue, carvão, argila, terra ou excrementos humanos, para fazer impressões nas pedras, seja figuras (humanas e animais), relevos ou desenhos abstratos (riscos, símbolos, etc.).

Quais são as esculturas dos homens do Paleolítico?

Além das inúmeras imagens nas cavernas os homens do Paleolítico também criaram pequenas esculturas, aproximadamente do tamanho de uma mão, em pedra, osso ou madeira. Como exemplo é possível citar a intrigante Vênus de Willendorf confeccionada em pedra, possui aproximadamente 12 cm de altura e tem cerca de 25 mil anos.

Qual a finalidade da arte paleolítica?

Em resumo, a arte fazia parte da vida dos homens paleolíticos e possuía uma finalidade mágica. Destarte, a arte representava um "ritual de iniciação", ou seja, os homens representavam cenas de caça nas paredes das cavernas, acreditando que, de alguma maneira, aquilo iria se tornar realidade e, portanto, permitir a sobrevivência do grupo.

Quem eram os homens do período Paleolítico?

Foto: Everett - Art / Shutterstock.com Os homens do período Paleolítico eram basicamente caçadores e coletores, além de nômades, abrigavam-se em cavernas ou sob grandes rochas. Os pesquisadores dividiram esses “homens das cavernas” em grupos de acordo com o local onde viviam.

Como ocorreu a passagem do período paleolítico para o Neolítico?

No fim do Paleolítico, uma série de glaciações transformou as condições climáticas do mundo. As temperaturas tornaram-se mais amenas e, a partir de então, foi possível o processo de fixação dos grupos humanos. Com isso, uma série de mudanças marcou a passagem do período Paleolítico para o Neolítico.

Postagens relacionadas: