Como era a vida das crianças na Grécia antiga?
Índice
- Como era a vida das crianças na Grécia antiga?
- Como era a infância em Atenas?
- Como eram as crianças espartanas?
- Como era o professor na Grécia antiga?
- Qual a principal característica da Paidéia grega?
- Qual a origem da educação grega?
- Quem foi o pai da medicina na Grécia Antiga?
- Como era a infância em Esparta?
Como era a vida das crianças na Grécia antiga?
Neste período, as crianças viviam a primeira infância em família, assistidas pelas mulheres e submetidas à autoridade do pai, que poderia reconhecê-las ou abandoná-las, que escolhia seu papel social e era seu tutor legal.
Como era a infância em Atenas?
Por volta dos sete anos de idade, o menino ateniense era orientado por um pedagogo. Na escola, os jovens estudavam Música, Artes Plásticas, Filosofia, Literatura e etc. As atividades físicas também faziam parte da vida escolar, pois os atenienses consideravam de grande importância a manutenção da saúde corporal.
Como eram as crianças espartanas?
Em Esparta, as crianças fracas não tinham nenhuma chance. Se elas nascessem fracas, doentes ou deformadas, elas eram deixadas para morrer, e isso acontecia muito. Quando um bebê nascia, o pai levava o recém-nascido para os anciãos da cidade. Os anciãos examinavam a criança, procurando fraquezas e deformidades.
Como era o professor na Grécia antiga?
Preocupados com o equilíbrio entre corpo e mente, a educação ateniense contou com três tipos básicos de profissionais do ensino: os páidotribés, que cuidavam do desenvolvimento intelectual; os grammatistés, responsáveis pelo repasse da escrita e da leitura; e os kitharistés, que cuidavam do aprimoramento físico.
Qual a principal característica da Paidéia grega?
O modelo grego clássico de educação, a paideia, visava à preparação do cidadão para a vida adulta, uma formação completa, um processo de educação que se perpetuava por toda a vida.
Qual a origem da educação grega?
A educação grega era centrada na formação integral do indivíduo. Quando não existia a escrita, a educação era ministrada pela própria família, conforme a tradição religiosa. A transmissão da cultura grega se dava também, através das inúmeras atividades coletivas (festivais, banquetes, reuniões).
Quem foi o pai da medicina na Grécia Antiga?
A medicina na Grécia Antiga teve como expoente Hipócrates de Cós, considerado o “pai” desse tipo de saber e o principal teórico da diferença entre o normal e o patológico. Em todas as civilizações e culturas, o saber médico desenvolveu-se de alguma forma, logicamente relacionada com as peculiaridades de cada uma dessas civilizações.
Como era a infância em Esparta?
Como era a infância em Esparta? Em Esparta, o Estado tomava os meninos das famílias para treiná-los na arte da guerra. Eles precisavam se tornar guerreiros fortes e inabaláveis… Se você já ouvir falar dos maiores guerreiros da antiguidade você com certeza vai se sentir envolvido, confira a história completa!