Como era a higiene em Versalhes?

Índice

Como era a higiene em Versalhes?

Como era a higiene em Versalhes?

Esqueça o glamour dos filmes: esse pessoal fazia cocô nos corredores, não tomava banho e não lavava as roupas. Na época, os cuidados com a limpeza eram precários na Europa. Até mesmo o Palácio de Versalhes tinha a fama de ser imundo, habitado por moradores que não tinham higiene.

Quantos banheiros tem o Palácio de Versalhes?

Para que se tenha uma idéia, esse castelo dispõe, entre outros números eloqüentes, de onze hectares de telhados, quase 52.000 m² de pisos, sessenta e sete escadas, 2.153 janelas, setecentos cômodos. Surpreendentemente, no entanto, o castelo não dispõe de banheiros!

Como era a higiene na época de Dom Pedro?

Naquela época as pessoas não se davam conta da falta de higiene total, tanto nas casas de pobres como nas dos ricos. Tinha-se por hábito esvaziar os penicos pela janela dos sobrados gritando “água vai!”, justamente para que as pessoas que estivessem embaixo se protegessem.

Quantos banhos Luís 14 tomou?

Acreditava-se (com razão) que abria os poros pelos quais (e isto era, naturalmente, uma suposição) poderia penetrar qualquer doença, mesmo a peste. Dizem que Luís XIV tomou banho apenas três vezes em sua vida.

Tem banheiro no Palácio de Versalhes?

O palácio de Versalhes fedia muito mais do que o Rio. Não tinha banheiros para os empoados nobres nas festas noturnas nem para a plebe diurna. Os números 1 e 2 eram liberados nos corredores.

Quanto vale o Palácio de Versalhes?

20 euros Para conhecer o Palácio de Versalhes, o preço do ingresso é de 20 euros, garantindo acesso total ao complexo e áudio-guia disponível em 11 idiomas. Aos sábados e domingos o ingresso também dá direito à entrada no espetáculo As Grandes Águas; às terças e sextas, os visitantes podem assistir ao show Jardins Musicais.

Postagens relacionadas: