Como era a literatura infantil?

Índice

Como era a literatura infantil?

Como era a literatura infantil?

Até bem pouco tempo, a Literatura Infantil era vista como um gênero secundário, sendo considerada pelo adulto como algo pueril, parecido com um brinquedo. Sempre esteve mais ligada à pedagogia do que à arte. ... É fundamental o adulto dar o exemplo para que a criança passe a ter o hábito de ler muito.

Como era a literatura infantil na Primeira República?

Contos Pátrios é um exemplo desse material de leitura escolar: buscava desenvolver na criança sentimentos patrióticos e nacionalistas, como amor à pátria, amor ao próximo e à família, mostrava suas responsabilidades, como ser o provedor da família (garotos), e de protetora e daquela que cuida e zela pela família ( ...

O que contribuiu para o crescimento da literatura infantil no Brasil?

O divisor de águas da literatura infantil nacional foi Monteiro Lobato que, rompendo com as narrativas de cunho didático e doutrinário, criou uma nova estética literária que tem a ludicidade e a gratuidade da fantasia como principais traços de diferenciação.

Qual é a função da literatura infantil?

Nos seus primórdios, a literatura infantil tem função formadora, ao apresentar modelos de comportamento com a finalidade de reforçar os valores sociais vigentes. A literatura infantil contemporânea oferece uma nova concepção de texto escrito, aberto a múltiplas leituras, questionamentos e reflexões.

Quais as características da primeira literatura para crianças publicada na Europa?

A primeira literatura especialmente escrita para crianças foi publicada na Europa no século XVII. A maior parte do conteúdo desses textos não era escrita para entreter meninos e meninas. Eles tinham o objetivo de ensinar pequenas lições às crianças.

Como era a literatura infantil na Primeira República brasileira em 1889 a 1930?

Considerando o contexto da Primeira República Brasileira (18), temos que a literatura infantil estava bastante voltada para a formação moral e cívica das crianças. Em que devido ao contexto histórico, os livros publicados eram focados na compreensão da educação considerada adequada na época.

Como era a Educação na Primeira República no Brasil?

Os anos de 18 são marcados pelas primeiras tentativas de se pensar a Educação. Mas o ensino para além de ler e escrever é para poucos, as camadas populares recebem instrução básica apenas para o trabalho nas fábricas e nos campos.

Quando começou a literatura infantil?

A literatura infantil começou no século XVIII. Nessa época a criança começava, efetivamente, a ser vista como criança. Antes, ela participava da vida social adulta, inclusive usufruindo da sua literatura. As crianças da nobreza liam os grandes clássicos e as mais pobres liam lendas e contos folclóricos (literatura de cordel), ...

Quais são as características da literatura infantil para crianças?

É possível listar algumas características que marcam este universo: Desde a década de 70, a literatura destinada ao público pré-adolescente (11 - 12 anos até a adolescência) vem sendo chamada de “Literatura Realista para Crianças”.

Quais são os primeiros passos da literatura?

Certos tempos primários podem ser considerados como os primeiros passos da literatura. Exemplos muitos antigos são Epopeia de Gilgamexe, datada de aproximadamente 2 000 a.C., e o Livro dos mortos, escrito em Papiro aproximadamente no ano 1600 a.C., mais provavelmente na data do século XVII a.C. .

Qual a origem dos livros de histórias infantis?

(ARROYO, 1968) Antigamente, os livros de histórias infantis eram usados como pretexto para ensinar outros pontos da matéria e eram produzidos especialmente para as escolas. Muitos valores da sociedade foram passados adiante através dos livros infantis.

Postagens relacionadas: