Como eram as esculturas da arte gótica?

Índice

Como eram as esculturas da arte gótica?

Como eram as esculturas da arte gótica?

As esculturas da arte gótica são, em sua maioria, feitas de madeira ou em pedra. O bronze, apesar de já utilizado em esculturas, não foi forte no gótico, pois era caro, pesado e difícil de se trabalhar. Surgem nessa época as gárgulas, que ficavam nas fachadas das igrejas.

Quais os tipos de esculturas que também eram comuns na arte gótica?

Também era comum a presença de esculturas de monstros ou figuras humanas nos telhados das igrejas góticas, a fim de escoar as águas pluviais. Essas representações são intituladas gárgulas.

Como eram as esculturas trabalhadas nas fachadas das igrejas no estilo de arte gótica?

As mais evidentes inovações do Gótico primitivo foram a aplicação de esculturas às arquivoltas e às colunas laterais dos portais, e uma crescente tendência a uma organização das cenas menos compacta, mais aberta e racional, e a um alongamento nas proporções das figuras, acompanhando o maior verticalismo dos edifícios.

Qual o conceito de escultura gótica?

As principais características da escultura gótica são a tendência ao naturalismo e a busca da beleza ideal. ... Durante a evolução do gótico, a escultura exterior foi-se libertando do limite arquitetônico para adquirir volume e movimento próprios. Muitas vezes as figuras se relacionavam entre si e expressavam sentimentos.

Que valores eram refletidos na escultura gótica?

Os suportes intelectuais do gótico proporcionaram o desenvolvimento de um novo valor aos sentidos do ser humano e a Natureza. Graças a esse fato, ocorreu a suavização da rigidez românica, proporcionando a criação de um estilo mais natural, mais humano, no qual os santos sorriam.

Quais elementos são característicos da arte gótica?

- Presença de abóbadas e arcos com formato ogival. - Planta arquitetônica com formato de cruz latina. - Presença de vitrais com temas religiosos, principalmente nas catedrais. A iluminação era também obtida com a presença de grandes janelas.

Como era a iluminura na arte gótica?

Iluminura é um tipo de pintura decorativa aplicada às letras capitulares dos códices de pergaminho medievais. O termo se aplica igualmente ao conjunto de elementos decorativos e representações imagéticas executadas nos manuscritos produzidos principalmente nos conventos e abadias da Idade Média.

Quais são os nomes das esculturas góticas?

Colocadas nos pórticos das catedrais, as esculturas góticas parecem movimentar-se e olhar uma para as outras, carregando ainda símbolos que permitiam a identificação dos personagens bíblicos, por exemplo. Um dos nomes de destaque na escultura gótica foi Nicola Pisano.

Qual a importância da escultura gótica na decoração?

A escultura gótica em suas fases tardias continuou a ser bastante empregada na decoração arquitetural, mas os escultores a esta altura já haviam experimentado os mais diversos materiais e explorado os mais variados usos para os relevos e estátuas, formando um acervo de extraordinária riqueza e variedade.

Quando surgiu a arte gótica?

Mas a apreciação negativa perdurou até meados do século XIX, quando surgiu um movimento revivalista, chamado Neogótico, que recuperou seus valores, e modernamente se sabe que a arte gótica de fato nada tem a ver com os godos, mas a denominação permaneceu, consagrada pelo uso.

Qual a distinção entre a escultura românica e a gótica primitiva?

Assim, a distinção estilística entre a escultura românica e a gótica primitiva se torna muitas vezes sutil.

Postagens relacionadas: