Como solucionar o problema da gravidez na adolescência?

Índice

Como solucionar o problema da gravidez na adolescência?

Como solucionar o problema da gravidez na adolescência?

Ouça em voz altaPausar“A educação sexual integrada e compreensiva faz parte da promoção do bem-estar dos adolescentes e jovens, realçando o comportamento sexual responsável, o respeito mútuo, a igualdade e equidade de gênero, assim como a proteção da gravidez inoportuna, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, defesa contra ...

Por que a gravidez na adolescência é um problema?

Ouça em voz altaPausarSegundo a coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Vanessa Vieira, a gravidez na adolescência é um problema de saúde pública. “Os riscos à saúde da mãe e bebê são muitos, como prematuridade, anemia, aborto espontâneo, eclâmpsia, depressão pós-parto, entre outros”, completa.

Por que a gravidez na adolescência continua aumentando mesmo com tanta informação *?

Ouça em voz altaPausarO excesso de informações e liberdade recebida por esses jovens os levam à banalização de assuntos como o sexo, por exemplo. Essa liberação sexual, acompanhada de certa falta de limite e responsabilidade é um dos motivos que favorecem a incidência de gravidez na adolescência.

Quais os problemas sociais relacionados com a gravidez na adolescência?

Ouça em voz altaPausarA gestação da adolescente tem grandes repercussões sociais. A jovem, muitas vezes, deixa os estudos e apresenta mais dificuldade de inserção e permanência no mercado de trabalho. Assim se prolonga o tempo de dependência financeira familiar dessa jovem.

Quais são as razões para que a porcentagem da gravidez de adolescentes ainda continua crescente no Brasil?

Ouça em voz altaPausarApesar de ocorrer em diferentes grupos, os estudos demonstram que a gravidez na adolescência está relacionada a baixa renda, deficit de escolaridade e poucas perspectivas intelectuais, sociais e profissionais.

Por que o índice de gravidez na adolescência é tão alto no Brasil?

Ouça em voz altaPausarEntre as causas de maternidade precoce estão os elevados índices de casamentos infantis, organizados pelas próprias famílias, a extrema pobreza, violência sexual e falta de acesso aos métodos anticoncepcionais.

Quais os riscos e impactos psicológicos e fisiológicos de uma gravidez aos 13 anos?

Ouça em voz altaPausarQuanto ao risco, a gravidez na adolescência é um problema de Saúde Pública, pois as adolescentes têm maior probabilidade de desenvolver síndromes hipertensivas, partos prematuros, anemia, pré-eclâmpsia, desproporção feto-pélvica, restrição do crescimento fetal, além de problemas consequentes de abortos provocados e/ou ...

Qual a importância da gravidez na adolescência?

A gravidez na adolescência é considerada um importante problema de saúde pública em virtude da prevalência com que esse fenômeno vem ocorrendo ao redor do mundo e pelos riscos e consequências que pode trazer tanto para a adolescente como para seu bebê. No Brasil são diversas as comunidades que hoje enfrentam esta situação.

Qual a situação da adolescente grávida?

Viviane ressalta que “uma adolescente grávida, sofre com várias questões existenciais, insegurança, baixa autoestima, medo e pode alimentar fantasias positivas ou negativas sobre o futuro. Quando nem mesmo o conforto de quem a acolha for suficiente, ela pode buscar grupos de apoio ou psicoterapia individual”.

Quais os riscos para a gravidez entre adolescentes?

Do ponto de vista clínico-patológico, há mais riscos para a gestante ou feto na gravidez entre adolescentes do que entre adultas. Segundo o Dr. Paulo Nassar, existem trabalhos associando a gravidez na adolescência a várias situações clínicas de risco na gestação.

Por que os números relacionados à gravidez na adolescência?

Os números relacionados à gravidez na adolescência são apenas dados frios de uma realidade ainda mais dura: a maior parte das gestações neste faixa etária não foi planejada ou é indesejada .

Postagens relacionadas: