Como era a organização econômica de Esparta?

Índice

Como era a organização econômica de Esparta?

Como era a organização econômica de Esparta?

A organização econômica de Esparta era voltada para a autossuficiência, com forte agricultura e ausência de comércio. A pólis ateniense, por sua vez, além da agricultura também praticava o comércio e comércio marítimo.

Qual era a base econômica de Esparta e Atenas?

- A agricultura era a principal atividade econômica. Porém, havia também o comércio e a produção artesanal. Essas duas atividades eram exercidas pelos periecos. - Havia grande quantidade de servos (hilotas), que trabalhavam nas propriedades rurais dos esparciatas (ricos cidadãos espartanos).

Qual era a base da economia de Atenas?

A economia ateniense na Grécia Antiga era baseada, principalmente, na agricultura e no comércio marítimo. - A agricultura também era muito importante na Atenas Antiga. Uvas e azeitonas eram os destaques da produção agrícola. Porém, também cultivavam o trigo e a cevada.

Como era dividida a sociedade na Cidade-estado de Atenas?

A sociedade ateniense era formada por três principais camadas sociais: os cidadãos atenienses, os metecos e os escravos. ... Dessa forma, possuir terras garantia fazer parte da aristocracia ateniense, isto é, os indivíduos que possuíam a propriedade da terra eram chamados de cidadãos atenienses.

Qual a diferença entre Esparta e Atenas?

Esparta e Atenas foram cidades-estado da Grécia Antiga com profundas diferenças culturais, sociais e políticas. Esparta e Atenas são os exemplos máximos da heterogeneidade da organização social que existia dentro de cada polis (cidade independente), da antiga civilização grega.

Qual a principal atividade da economia em Atenas?

A principal atividade da economia em Atenas era o comércio marítimo, que favoreceu um perfil de uma cidade aberta aos estrangeiros.

Como o regime político foi disseminado em Atenas?

O regime político aristocrático foi disseminado e uma nova estrutura social e política passou a vigorar em Atenas. Os governantes adotaram uma série de medidas políticas. Entre as mais importantes foram a do legislador ateniense Drácon, que escreveu as primeiras leis escritas e quis pôr fim à tirania dos poderosos.

Qual a principal característica da sociedade espartana?

A principal característica da sociedade espartana era a exaltação dos valores militares. Por isso, havia intensivo treinamento físico dos jovens, a fim de prepará-los para as guerras. Até mesmo nas escolas, a educação espartana dedicava-se a uma pedagogia militarista, ou seja, o ensino da escrita estava voltado apenas para o necessário.

Postagens relacionadas: