Qual seria a definição de infância atual?

Índice

Qual seria a definição de infância atual?

Qual seria a definição de infância atual?

As infâncias precisam ser compreendidas como uma etapa da vida em si, e não a preparação para algo futuro. No Brasil, esta etapa de vida é compreendida como o período entre o nascimento e a adolescência, por volta dos 12 anos. ...

Qual é o seu conceito de criança?

Uma criança é um ser humano que ainda não chegou à fase da puberdade. É portanto uma pessoa que está na infância e que ainda tem poucos anos de vida. Por exemplo, no Brasil um menino ou menina é considerado como criança até seus 12 anos, a partir dessa idade já é um adolescente. ...

O que se compreende por criança?

As crianças são sujeitos históricos e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.

Qual é a definição de quem é criança?

Segundo o Dicionário Aurélio criança é ser humano de pouca idade. Já o Estatuto da Criança e do Adolescente (BRASIL, 1990) define “a criança como a pessoa até os 12 anos de idade incompletos”. Desse modo, o significado genérico da infância está diretamente ligado às transformações sociais, culturais, econômicas, etc.

Qual a sua compreensão sobre infância?

Observamos que segundo Neto e Silva (2007) a palavra infância vem de En-fant que significa "aquele que não fala", isso podemos ver refletido sobre o processo de construção da infância na sociedade, onde observamos figura da criança como aquele que não tem capacidade de ser, estar e atuar por ser criança, ou seja, vista ...

Qual a origem do conceito de infância?

Procura mostrar a origem do conceito de infância, enquanto construção social. Para tanto, no primeiro e segundo tópicos, as autoras trazem um breve resgate da história da infância e sua origem até a modernidade. No terceiro tópico, acendem reflexões acerca da infância já na contemporaneidade.

Quais são os autores que discutem a infância?

Para os estudos e compressões acerca do tema, utilizou-se de referenciais como Philipe Ariés (1978), Dourado (2009), Edson Passeti (s/a), Schultz e Barros (2011), Lima (2001), entre outros autores que discutem a temática. Palavras-chave: História da infância. Crianças e adolescentes. Brasil.

Por que a infância é um fenômeno histórico?

Para o referido autor, a infância é um fenômeno histórico e não meramente natural, e as características da mesma no ocidente moderno podem ser esquematicamente delineadas a partir da heteronomia, da dependência e da obediência ao adulto em troca de proteção.

Como falar sobre a infância?

Falar sobre a infância é falar sobre algo indecifrável, enigmático. Talvez seria correto dizer que é a fase da vida onde somos crianças e por onde se inicia nosso aprendizado e nossas descobertas.

Postagens relacionadas: