Como era a paisagem no Brasil na época dos dinossauros?

Índice

Como era a paisagem no Brasil na época dos dinossauros?

Como era a paisagem no Brasil na época dos dinossauros?

Peter Moon | Agência FAPESP – Há 140 milhões de anos, no início do período Cretáceo, o Brasil era coberto por um vastíssimo deserto de dunas muito maior que o Saara. Este deserto desapareceu ao ser engolido por um oceano de lava produzido pelo maior extravasamento de magma dos últimos 500 milhões de anos.

Como era o ecossistema na época dos dinossauros?

Algumas plantas, como samambaias e coníferas, passaram a colonizar antigas regiões secas e desérticas. Foi nesse período que também surgiram as primeiras plantas com flores. Os animais, por sua vez, deslocaram-se para viver em regiões onde havia abundância de água e alimentos.

Como eram as florestas na época dos dinossauros?

Durante o Jurássico, o clima quente e úmido fez com que as florestas se proliferassem, o que fez a diversidade de plantas se tornar muito maior que a do Triássico. As plantas predominantes são: cicadáceas, ginkgos e coníferas gigantescas (sequoias). Também é neste período que surgem as primeiras plantas com flores.

Como era a flora brasileira na época dos dinossauros?

Como era a flora brasileira na época dos dinossauros? Difícil saber exatamente, porque, é claro, o Brasil não existia. Difícil saber exatamente, porque, é claro, o Brasil não existia.

Quando nasceram os dinossauros?

Os dinossauros habitaram a Terra na era Mezosoica, que é dividida em três períodos: Triássico, Jurássico e Cretáceo. São 185 milhões de anos de evolução. Tempo demais (para comparar, os ancestrais do homem surgiram há cerca de 3 milhões de anos). Então, muita coisa mudou ao longo dessa era.

Qual foi o período do Jurássico?

O período Jurássico foi o auge da vida dos dinossauros. Calcula-se que 80% deles viviam em regiões costeiras, fugindo das intensas secas do inverno. No período seguinte, o Cretáceo, a Pangeia se dividiu em dois continentes, Laurásia e Gondwana.

Postagens relacionadas: