Como foi feito a peteca?

Índice

Como foi feito a peteca?

Como foi feito a peteca?

Peteca é um nome de origem tupi, que significa bater com as mãos. A peteca tradicional é feita artesanalmente com penas de galinha, palha de milho, barbante e areia. Mas, podemos confeccioná-la também em casa com materiais reutilizáveis.

Como é a peteca de hoje em dia?

Nos jogos oficiais, a peteca só pode ter penas brancas (quatro) e uma base de camadas sobrepostas de borracha, com diâmetro de 5 a 5,2 centímetros. A altura da peteca deve ser de 20 centímetros. O peso, entre 40 e 42 gramas. A peteca é jogada em quadras de 15 metros de comprimento por 7,5 metros de largura.

Qual a origem do nome peteca?

Como foram índios que a inventaram, o nome peteca vem do Tupi, em que pe’teca significa “bater com a mão”. Ou em outra definição significa, bater e se divertir.

Quais são as formas de jogo da peteca?

As formas de jogo são características de cada cultura conferindo também aspectos de brincadeiras de ataque e defesa. A introdução da peteca, inicialmente em pequenas comunidades e povoados, fez crescer o interesse pela prática da brincadeira desde a confecção do brinquedo até a sua forma de jogo.

Quando começaram a se interessar pelo peteca?

Com o tempo mais pessoas começaram se interessar pelo jogo e na década de 70 suas regras foram devidamente regulamentadas, sendo criada em 1975 a Federação Mineira de Peteca (FEMPE).

Por que a peteca deixou de ser um brinquedo popularmente apreciado?

A peteca deixou de ser um mero objeto para se tornar um brinquedo popularmente apreciado, fonte de cultura, memória e identidade daqueles que brincavam. A Curiosidade do objeto, a experimentação da prática e as emoções geradas pelas situações lúdicas a tornaram muito apreciada em ruas, praças e parques pelo Brasil.

Postagens relacionadas: