Como era a decoração das igrejas barrocas brasileiras?
Índice
- Como era a decoração das igrejas barrocas brasileiras?
- Qual é a Igreja padrão do período barroco?
- Quais são as principais igrejas barrocas brasileiras?
- Quais as principais características das construções do Barroco brasileiro?
- Qual a principal manifestação arquitetônica do Barroco justifique?
- Como é denominada a coluna foi muito empregada pelos barrocos?
- Quais são as características da escultura barroca?
- Quais são as igrejas do Barroco brasileiro?
- Quem construiu a igreja barroca?
- Qual foi o período do Barroco brasileiro?
- Qual o estilo artístico do Barroco?
Como era a decoração das igrejas barrocas brasileiras?
Assim, nas igrejas barrocas os altares e os púlpitos eram decorados com extravagância, recobertos por espirais, flores, monstros e anjinhos de cabelos encaracolados. Como se isso não bastasse, boa parte do interior delas era folheado a ouro, aproveitando a abundância do mineral no país.
Qual é a Igreja padrão do período barroco?
Dessa forma, o fazer artístico do período barroco foi se atrelando ao cristianismo católico e é por esse motivo que as maiores obras de arquitetura barroca são encontradas em igrejas, basílicas e monumentos cristãos.
Quais são as principais igrejas barrocas brasileiras?
I
- Igreja da Misericórdia (Salvador)
- Igreja da Ordem Terceira de São Francisco (Recife)
- Igreja da Ordem Terceira do Carmo (Recife)
- Igreja da Palma (Salvador)
- Igreja de Nossa Senhora da Boa Hora.
- Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares.
- Igreja de Nossa Senhora da Penha (Salvador)
Quais as principais características das construções do Barroco brasileiro?
Nesse período artístico, recorria-se a manipulações visuais para alongar as perspectivas das construções, como com as paredes côncavas e convexas. Também são características da arquitetura barroca o emprego de cártulas, frontões interrompidos e colunas torsas – que, muitas vezes, atravessam pavimentos.
Qual a principal manifestação arquitetônica do Barroco justifique?
A arquitetura barroca está entre as principais formas de manifestação da contrarreforma religiosa católica por meio da arte. ... É por isso que a arquitetura barroca é observada principalmente em igrejas, catedrais e monastérios. Isso ocorria para demonstrar a imponência da arte cristã.
Como é denominada a coluna foi muito empregada pelos barrocos?
A coluna muito empregada pelos barrocos, outro exemplo da predominância do decorativo sobre o construtivo, é a chamada coluna SALÔMONICA ou torcida, de fuste helicoidal ricamente ornamentado, mas infringindo a função sustentante, que deveria, logicamente, desempenhar.
Quais são as características da escultura barroca?
A escultura barroca é marcada por um intenso dramatismo, pela exuberância das formas, pelas expressões teatrais, pelo jogo de luz, sombra e movimento. As figuras que exibem dramatismo, faces expressivas e roupas esvoaçantes. ... Em Portugal, António Ferreira e Machado de Castro foram os escultores de maior relevo.
Quais são as igrejas do Barroco brasileiro?
Na arquitetura destacam-se as inúmeras igrejas em várias regiões do país como, por exemplo, a Igreja de São Francisco em Salvador e a Igreja de Santo Antônio em Cairu. Ambas são consideradas ricas expressões do Barroco brasileiro.
Quem construiu a igreja barroca?
Francesco Borromini, artista Barroco, entre muitos obras construiu a Igreja de Sant'Agnese in Agone e de a Igreja de Sant'Andrea delle Fratte, ambas em Roma. No Brasil a arte barroca permaneceu durante o período colonial e serviu para facilitar o doutrinamento católico além da decoração de igrejas.
Qual foi o período do Barroco brasileiro?
Foi uma forma de dominação cultural que impôs outra religiosidade e outra visão do mundo, em grande parte baseadas no poder de convencimento das artes. Esse período ficou conhecido como Barroco brasileiro, por ser uma adaptação do estilo Barroco da Europa. Aleijadinho (c. 1738-1814), é um dos principais representantes da arte do período.
Qual o estilo artístico do Barroco?
O Barroco foi um estilo artístico que surgiu na Itália e dominou a arte européia na passagem do século XVI para o XVII. Nessa época, uma nova reação dos europeus com o mundo ameaçava balançar os alicerces da igreja católica. A humanidade começava a ter o pensamento mais voltado para a ciência e para a verdade pautada nas experiências e na razão.