Quais são as principais características econômicas sociais e políticas do feudalismo?

Índice

Quais são as principais características econômicas sociais e políticas do feudalismo?

Quais são as principais características econômicas sociais e políticas do feudalismo?

O Feudalismo foi uma organização econômica, política e social baseada na posse da terra - o feudo - que predominou na Europa Ocidental durante a Baixa Idade Média. As terras e títulos de nobreza eram doadas pelo rei como recompensa aos líderes por terem participado de batalhas.

Como era a economia do sistema feudal?

A Economia Feudal era agrária e autossuficiente, dedicada ao consumo local e não ao comércio. As mercadorias eram trocadas por meio de escambo e não de moedas. Sua atividade principal se desenvolveu em meio a um sistema social estamental (camadas sociais) sem mobilidade entre reis, clero, nobres e servos.

Qual a principal característica política do feudalismo?

A principal característica política do feudalismo era a descentralização do poder. O rei tinha pouca ou nenhuma autoridade e, em troca de ajuda militar, era comum que cedesse grandes porções de terra (os feudos) a membros da nobreza. Esse costume, o , se tornou hábito entre os nobres, e eles passaram a doar terras entre si.

Quando começou o feudalismo?

O surgimento do feudalismo remonta à crise do escravismo romano, quando ocorreu uma ruralização em detrimento da vida urbana. Em seguida, vieram as constantes invasões germânicas, e as antigas vilas romanas se converteram cada vez mais em unidades autossuficientes, criando, assim, um tipo de vida bastante fechado em torno do latifúndio.

Como foi o feudalismo no Velho Mundo?

Após a ruína dos Impérios Romano e Carolíngio, o sistema feudal reinou no Velho Mundo. Veja como foi esse processo e como era a vida nessa época O feudalismo foi o sistema político, social e econômico que predominou na Europa durante a Idade Média.

Como ocorreu a descentralização do feudalismo?

Nesse período, ocorreu um processo de descentralização de poder onde os nobres passaram a se julgar donos das terras e os camponeses os consideravam como o senhor local e deviam a eles obediência e serviços. Com isso, as bases para a formação do feudalismo se consolidavam.

Postagens relacionadas: