O que é a identidade do professor?

Índice

O que é a identidade do professor?

O que é a identidade do professor?

Refere-se a um conjunto de características, experiências e posições de sujeito atribuídas (e autoatribuídas) por diferentes discursos e agentes sociais aos docentes no exercício de suas funções, em instituições educacionais mais ou menos complexas e burocráticas.

Como deve ser a identidade do professor?

A identidade profissional do professor tem sido referida a maneira como a profissão docente é representada, constituída e mantida socialmente. A identidade profissional que os professores individual e coletivamente constroem e a forma como a profissão é representada estão intimamente ligadas.

O que se espera do professor enquanto profissional da educação?

Ser professor hoje é uma tarefa bem difícil, mas prazerosa, pois ele precisa se dedicar, e muito, aos estudos, à pesquisa, ao seu desenvolvimento profissional e aos seus alunos. ... Do docente também se espera paciência, criatividade, humildade, carisma, saber lidar com público etc.

O que caracteriza a construção da identidade profissional do professor?

Com efeito, como afirmam PIMENTA e ANASTASIOU8, a construção da identidade docente baseia-se nos valores de cada indivíduo, no modo como cada um constrói as suas histórias, no modo como cada um se situa no mundo enquanto professor, nas suas representações, nos seus saberes, nas suas angústias e anseios.

Qual é a identidade do novo professor?

A identidade profissional do professor tem sido referida a maneira como a profissão docente é representada, constituída e mantida socialmente. A identidade profissional que os professores individual e coletivamente constroem e a forma como a profissão é representada estão intimamente ligadas.

Quais os componentes da identidade docente?

A identidade profissional docente, segundo Garcia et al. (2005), é entendida pelas posições de sujeito e pelas representações atribuídas aos/às professores/as, por discursos e agentes sociais, no exercício de suas funções em instituições educacionais.

Qual deve ser o papel do educador?

Educador é o sujeito responsável por coordenar, na relação com o outro, os processos de ensino e aprendizagem. Isso significa que o educador é um profissional que investe no processo de desenvolvimento do educando, sempre ciente do que ele, efetivamente, necessita aprender.

Como a constituição do professor acontece?

a) o ser professor/a constitui-se pela articulação da formação, da construção da identidade e da profissionalização; b) a formação docente ocorre desde o ingresso na escola como estudante (pois incorpora elementos observáveis sobre a ação docente) e estende-se para dentro da profissão (formação em exercício);

Como o professor se constitui?

A formação do professor se baseia nas práticas educativas, intervenções e situações oriundas do processo de ensino e aprendizagem concretizado em sala de aula (IMBERNÓN, 2011). Por esse motivo que é extremamente importante investir na pessoa do professor e considerar as suas experiências e práticas.

Qual a identidade profissional do professor?

Isso significa que a identidade profissional do professor pode se transformar na medida em que constrói seus conhecimentos e práticas pedagógicas por meio de suas experiências acadêmicas e sociais.

Qual a identidade do professor na Escola?

Ao professor dominar os saberes e os ter como base de sua prática pedagógica na escola ele vai construindo a sua identidade como docente. A identidade do professor é caracterizada pela forma como o docente se percebe, como é visto por seus pares e pela sociedade (MARCELO GARCIA, 2009).

Qual a importância da identidade docente?

Dessa forma, a relação com os colegas de trabalho é de suma importância para a construção da identidade docente. As identidades docentes podem ser entendidas como um conjunto heterogêneo de representações profissionais e como um modo de resposta à diferenciação ou identificação com outros grupos profissionais.

Qual a questão da construção da identidade do professor?

1. INTRODUÇÃO A questão da construção da identidade do professor é um tema discutido e investigado por muitos estudiosos. O “ser professor” implica em diversas concepções históricas que, em princípio, baseiam-se no desenvolvimento de competências e habilidades em sua atuação profissional.

Postagens relacionadas: