Qual era a política dos iorubás?
Qual era a política dos iorubás?
A maioria das cidades-estados eram controladas por Obas (ou soberanos reais com vários títulos individuais) e os conselhos compostos de Oloyes, reconhecidos líderes reais, nobre e, muitas vezes, até mesmo de origem comum, que se juntaram a eles em governar sobre os reinos através de uma série de alianças e cultos.
Como era organizado o poder político de Oyo?
Alguns, como Oyo, teve poderosos monarcas autocráticos com o controle quase total, enquanto que em outros, como as cidades-estado de Ijebu, o conselho do senado teve mais influência do poder de governante ou oba, referido como o Awujale de Ijebuland, foi mais limitado.
Foram importantes cidades iorubás?
A cidade iorubá mais importante era Ifé, considerada sagrada, por ser o berço dos iorubás, segundo a crença local. Outra cidade importante foi Oyo, um centro militar que, no final do século 17, tinha se expandido até Daomé (atual Benin).
Como se constitui sua organização política e social Oyó Yorubá?
Como o modelo de cidade iorubá foi organizada em quarteirões residenciais, geralmente tendo como base o clã, cada quarteirão, então, tem seu chefe/obá. Na atualidade, devido ao grande número de bairros urbanos, cada representante de clã não poderia ter um lugar no Conselho de Estado.
Qual a principal cidade ioruba?
No século XVII, a cidade de Oyo deu origem ao maior dos reinos iorubas e Ile-Ife tornou-se uma cidade de forte significado religioso, pois, segundo a mitologia ioruba, foi o centro da criação do mundo.