Como era a produção de borracha no seringal?

Índice

Como era a produção de borracha no seringal?

Como era a produção de borracha no seringal?

A mão-de-obra utilizada para a extração do látex nos seringais era feita com a contratação de trabalhadores vindos, principalmente, da região nordeste. Os seringueiros adotavam técnicas de extração indígenas para retirar uma seiva transformada em uma goma utilizada na fabricação de borracha.

Quais são as etapas da produção da borracha?

Para extrair o látex da seringueira, faz-se um corte cuidadoso no tronco dessa árvore, por onde a seiva branca e leitosa flui. Cerca de 30% a 35% do látex é borracha pura. O restante é formado por água e outras substâncias. Depois de recolhida, a seiva é transformada em borracha crua pelo processo de coagulação.

O que foi o Ciclo da Borracha e quais as consequências para a região amazônica?

O Ciclo da Borracha corresponde ao período da história brasileira em que a extração e comercialização de látex para produção da borracha foram atividades basilares da economia. De fato, ocorreram na região central da floresta amazônica, entre os anos de 18, revigorando-se por pouco tempo entre 19.

Como é feita a extração do látex da seringueira?

Mas como é feita a extração da seiva da seringueira? O látex, líquido esbranquiçado e de aspecto viscoso, composto basicamente por hidrocarbonetos, incluindo pequenas porcentagens de proteínas, carboidratos e lipídios, é extraído por meio de incisões na casca da seringueira, processo que é chamado de sangria.

Porque o látex se tornou um produto com uma grande demanda mundial?

A Ciclo da Borracha levou prosperidade para a Região Norte do Brasil e transformou o látex no nosso principal produto de exportação. ... No início do século XX houve crescimento vertiginoso da indústria automotiva, ao passo que a demanda pela borracha brasileira disparou.

O que se retira da seringueira?

A borracha natural é o resultado da coagulação do leite da seringueira (látex). ... Esse processo proporciona, à borracha, maior elasticidade e resistência a calor; e, graças a isso, permite que ela seja usada também na fabricação de pneus, de bolas, de luvas cirúrgicas e de outros produtos importantes no nosso dia a dia.

Qual a utilidade da borracha natural?

A borracha natural não tinha muita utilidade até que o norte americano Charles Goodyear inventou o processo de vulcanização, o qual era feito adicionando enxofre à borracha e aquecendo a mistura.

Como foi desenvolvida a utilização da borracha?

A utilização da borracha foi desenvolvida em função das diversas descobertas científicas promovidas durante o século XIX. Inicialmente, o látex era comumente utilizado na fabricação de borrachas de apagar, seringas e galochas.

Como substituir a borracha natural?

Em muitos casos esta borracha pode substituir a borracha natural já que resiste melhor ao envelhecimento, às rachaduras e à abrasão do que o produto natural. Entretanto, sua resistência e flexibilidade são pobres e em algumas aplicações, principalmente bandas de rodagem de pneus, é misturada à borracha natural.

Qual o maior fabricante de borracha sintética?

Sua produção hoje supera em muito a da borracha natural e os Estados Unidos aparecem como o maior produtor mundial, seguidos de perto por outros países, como Japão, França, Alemanha e Reino Unido. O Brasil é o maior fabricante de borracha sintética da América Latina.

Postagens relacionadas: