O que significa Parangolé na arte?

Índice

O que significa Parangolé na arte?

O que significa Parangolé na arte?

Os Parangolés são capas, faixas e bandeiras construídas com tecidos e plásticos, às vezes com frases políticas ou poéticas. Ao vestir, correr ou dançar com um Parangolé, a pessoa deixa de ser um espectador para se tornar parte da obra de arte.

O que foi e quem criou o Parangolé?

Fruto das experiências de Hélio Oiticica (1937-1980) com a comunidade da Escola de Samba Estação Primeira da Mangueira, no Rio de Janeiro, o Parangolé é criado no fim da década de 1960. Considerado por Hélio Oiticica a "totalidade-obra", é o ponto culminante de toda a experiência que realiza com a cor e o espaço.

Qual a intenção de Hélio Oiticica com a obra Parangolé?

Resposta: Os Parangolés, do artista brasileiro Hélio Oiticica, são um conjunto de obras que nasceram de “uma necessidade vital de desintelectualização, de desinibição intelectual, da necessidade de uma livre expressão”.

Como Parangolé inovou o campo da arte?

O Parangolé é não só a superação definitiva do quadro, como a proposição de uma estrutura nova do objeto- -arte, uma nova reestruturação da visão espacial da obra de arte, superando também a contradição das categorias “pintura e escultura”.

O que são Parangolés é porque esse nome?

Os Parangolés, do artista brasileiro Hélio Oiticica, são um conjunto de obras que nasceram,como dito o artista, de "uma necessidade vital de desintelectualização, de desinibição intelectual, da necessidade de uma livre expressão".

O que significa a palavra Parangolé?

Significado de Parangolé substantivo masculino [Gíria] Palavreado desalinhavado.

Como surgiu a palavra Parangolé para Hélio Oiticica?

Em 1965, Hélio Oiticica viu uma espécie de construção improvisada por um mendigo feita de estacas de madeira, cordões e outros materiais. Em um pedaço de juta conseguiu ler a palavraParangolé”, com a qual passou a designar as obras que estava desenvolvendo naquele momento.

Qual o objetivo do Parangolé?

O Parangolé é uma espécie de capa que se veste, com textos, fotos, cores e que serve como uma Obra-ação-multisensorial. “O objetivo é dar ao público a chance de deixar de ser público espectador, de fora, para participante na atividade criadora”.

Como Hélio Oiticica se apropriou do nome Parangolé para sua obra?

Em 1954, com o irmão César Oiticica (1939), Hélio inicia os estudos de pintura com Ivan Serpa (1923-1973), no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ). ... Envolve-se com essa comunidade, e, dessa experiência, nascem os Parangolés, a obra mais conhecida de Oiticica.

Postagens relacionadas: